O autotanque após o acidente de que resultou um morto
O autotanque, carregado com 8.000 litros de água, despistou-se num cruzamento com inclinação, em Caldas de S. Jorge, nos arredores de Santa Maria da Feira, e precipitou-se por uma ravina de quatro metros de que resultou o esmagamento da cabina.
No acidente, morreu Michael Pinto, solteiro, de 25 anos e residia em S. João da Madeira, enquanto o condutordo autotanque, Pedro Miguel Lopes, de 29 anos, ficou ferido com gravidade e foi transportado para o Hospital de S. Sebastião, na Feira, onde permanece internado livre de perigo.
Segundo disse ao Correio da Manhã o comandante dos Voluntários de Arrifana, Joaquim Teixeira, "a causa do acidente está a ser investigada, mas o mais provável será uma falha mecânica dos travões, isto apesar de o carro ter as revisões em ordem".
O comandante da Corporação não coloca a hipótese de erro humano porque, garante, "o condutor é muito experiente".
O autotanque, que iria servir de retaguarda a uma equipa rápida que se deslocava à frente para o incêndio, ficou destruído, tendo a equipa voltado para trás em socorro dos bombeiros acidentados.
Tem havido diversos acidentes com autotanques, normalmente devido a falhas mecânicas ou resultantes de fadiga de material, nomeadamente a nível das jantes, com consequências particularmente graves e de que têm resultadas diversas mortes, pelo que urge tomar as medidas possíveis para evitar que provoquem mais vítimas.
Dado que a utilização de autotanques é absolutamente necessária e que estes derivam, normalmente, de veículos de série que são adaptados às novas funções, resta proteger os ocupantes através da instalação de uma estrutura apropriada e, eventualmente, reforçar o sistema de travagem susbtituindo alguns dos componentes mais acessíveis.
Idealmente, a cabine destes veículos deveria ser protegida por uma estrutura em ferro, que sabemos ser dispendiosa, mas que poderia salvar as vidas dos ocupantes e cuja instalação deverá, um dia, ser obrigatória.
Por ser um equipamento de segurança que consideramos essencial, iremos pesquisar os materiais existentes de modo a poder imaginar a forma de conceber e instalar um "roll bar" que ofereça a necessária segurança sem os preços proibitivos que se praticam no mercado, publicando em textos futuros os resultados dessa investigação.
1 comentário:
Como pode um comandante excluir logo " falha humana ". Um homem de 29 anos não pode fazer asneira ? Não digo que tenha sido, mas não se pode excluir. Que irresponsabilidade !
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