sábado, julho 15, 2006

Telemóveis vão receber SMS do Governo


Image Hosted by ImageShack
Alerta do MAI chega via SMS

Os utilizadores de telemóveis das três redes nacionais vão receber, durante os próximos dias, uma mensagem pedindo-lhes que liguem para os números nacional de emergência, "112", ou de incêndios florestais, "117", caso avistem um incêndio, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

"Em caso de incêndio ligue 112 ou 117 - Portugal sem fogos depende de todos" é o conteúdo da mensagem que vai ser enviada via SMS para os telemóveis das operadoras nacionais, com o objectivo de "sensibilizar a população a utilizar esses números para alerta de incêndios", informa o MAI em comunicado, que acrecenta que esta acção permitirá "uma mais rápida e eficaz gestão do dispositivo de combate".

A iniciativa conta com o apoio das três operadoras de telemóveis em Portugal, TMN, Optimus e Vodafone, que suportarão os custos deste envio, facto que o MAI agradece, salientando o "relevante contributo" das operadoras ao disponibilizarem-se para, sem custos para o Estado, fazer chegar a mensagem "a um maior número de portugueses".

Depois das campanhas nos canais televisivos, chega a vez dos telemóveis e um dia, quem sabe, será também utilizado o correio electrónico na sensibilização de todos para o problema dos incêndios florestais, algo que deverá ser feito durante todo o ano e muito especialmente quando ainda é possível organizar acções de prevenção e limpeza das matas.

Neste momento, sendo bem vinda, esta iniciativa peca por tardia e dificilmente terá um impacto significativo na actuação dos portugueses que deverão ser mobilizados para agir antes e não depois de os fogos começarem.

1 comentário:

Mag. disse...

Como seja este o problema , a falta de detecção dos incêndios florestais,quando estes são avistados a quilómetro de distância,mas aquilo dá mesmo trabalho a apagar, eu que o diga, o problema é não existir uma estrutura eficiente de combate,não será com meia dúzia de escuteiros em passeio de fim de semana, ou outros fazendo turismo motorizado que o problema se resolve,