segunda-feira, julho 10, 2006

O maior avião de combate a incêndios do Mundo


Image Hosted by ImageShack
Boeing Evergreen em acção

Enquanto muitos noticiários continuam a classificar o Beriev Be 200 como o maior avião de combate a incêndios do Mundo, torna-se necessário repor a verdade e apresentar sucintamente algo concebido a uma escala completamente diferente.

Com base no Boeing 747, durante anos o maior avião comercial em operação, foi concebido um avião de combate a incêndios baptizado de "Evergreen" com capacidade para 24.000 galões ou perto de 90.000 litros de retardante.

Concebido com o apoio da Boeing, o Evergreen apresenta diferenças substanciais relativamente a outros aviões-tanque, sendo da maior importância o facto de não largar o retardante por gravidade e sim por pressão.

Desta forma, o Evergreen pode operar a uma altitude e velocidade mais elevadas, necessárias para um aparelho destas dimensões, mantendo a eficácia de uma largada a baixa altitude.

Sem advogar a aquisição deste gigantesco aparelho que pouco se adaptará à realidade nacional, não queremos deixar de convidar os nossos leitores a visitar o "site" do fabricante onde podem ser encontradas as características deste modelo pouco conhecido fora dos Estados Unidos.

Sem comentários: