quinta-feira, julho 20, 2006

Equipamentos de protecção para 5.000 bombeiros


Image Hosted by ImageShack
O mesmo capacete de bombeiro de Fevereiro

O secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, fez terça-feira passada a entrega simbólica de equipamentos de protecção individual para bombeiros, numa cerimónia em Castelo Branco que abrangeu as corporações do distrito.

Segundo a Agência Lusa, a nível nacional, o investimento deverá beneficiar cerca de 5.000 bombeiros e ronda os 7.000.000 de euros, distribuídos pelos governos civis, uma verba que antes destinavam à atribuição de subsídios na área da protecção civil.

"Este ano fizemos um grande esforço para dotar todos os corpos de bombeiros e todos os homens incluídos no dispositivo com equipamento de protecção individual", garantiu o governante que acrescentou "os bombeiros não podem proteger os outros se não estivermos protegidos".

Ascenso Simões adiantou ainda que "nos últimos anos temos tido muitos bombeiros acidentados. Com este investimento estamos a aumentar a segurança dos bombeiros e por essa via a segurança das populações".

Entre outros equipamentos, cada conjunto inclui calças, coletes, botas, luvas e protecções para a cabeça, sendo todas as peças feitas em tecido especial para resistir ao fogo e altas temperaturas, bem como um capacete e uma tela de abrigo contra o fogo.

Estes são, aparentemente, os mesmo equipamentos anunciados há alguns meses e que corporações que conhecemos e estão empenhadas no combate directo aos incêndios nunca receberam, sendo que, meses após o anúncio e quando o processo há muito devia estar concluido, assistimos a cerimónia de entrega simbólica.

Deve-se acrescentar que a mensagem recebida, sem os equipamentos que a consubstanciam disponíveis nas corporações, é exactamente a contrária da que o secretário de estado pretende transmitir, pelo que esta cerimónia bem podia ter sido adiada até à distribuição integral dos equipamentos.

E como estamos a falar de actos simbólicos, aqui fica a dúvida se o Governo português estará representado nos funerais dos bombeiros chilenos que morreram entre nós, acto em que o simbolismo de uma presença oficial é indispensável.

Sem comentários: