quinta-feira, julho 20, 2006

GPS: uma necessidade imperativa


Image Hosted by ImageShack
PDA com GPS incorporado

Entre o equipamento, para além do indispensável rádio, um equipamento de GPS é cada vez mais uma necessidade do que um luxo, tendo sido distribuidos às equipas de GIPS da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Numa recente reportagem, podemos ver um oficial da GNR a marcar pontos de água num GPS, dados esses que poderão mais tarde ser transmitidos a aeronaves que necessitem de reabastecer durante o combate aos fogos, só para citar um exemplo possível.

Numa situação em que cada segundo conta e onde a situação táctica flui a cada momento, localizar um objectivo a partir de indicações muitas vezes vagas, como "é a seguir ao monte do lado esquerdo daquelas árvores grandes", ou outras semelhantes, podem corresponder a uma perda de tempo de consequências trágicas.

Para quem, numa situação de baixa visibilidade, necessite de apoio aéreo, a possibilidade de fornecer coordenadas exactas para um lançamento ou evacuações, mesmo sabendo que a aeronave pode não ver o objectivo, é, hoje em dia, um imperativo que justifica a aquisição destes equipamentos.

Mesmo cientes de que a aquisição de GPS pode ser difícil em termos económicos, a opção por PDA's com GPS incorporados no ambito de parcerias ou programas de mecenato com construtores de equipamentos, pode ser uma opção a ter em conta.

Seguindo esta opção, podemos fornecer contactos de um fabricante que, eventualmente, poderá estar disposto a uma parceria nesta área em que contrapartidas fiscais e publicitárias poderão ser a moeda de troca para o fornecimento de equipamentos, mesmo que recondicionados, de modo a equipar as corporações com um utensílio que é, já hoje, essencial.

Neste aspecto, e para completar a solução proposta, sugerimos a leitura do último texto relativo ao CompeGPS e uma visita ao "site" do MapAdventure, feito especificamente para PDA's e que inclui no preço um conjunto de 12 cartas militares à escala 1/25.000.

Sem comentários: