quarta-feira, julho 19, 2006

"Roll-Bar" - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Esboço da peça para angulos (imagem 600x635 no link)

Enquanto o desenho final, em AutoCAD, não está concluido, adicionamos um esquema de uma peça que constava do texto ontem publicado.

Na imagem pode-se ver uma vista lateral e superior da peça que, do lado esquerdo, terá uma terminação redonda, de 50 mm, na qual entrará o tubo que fará a estrutura principal e 60 mm de comprimento.

O orifício, que serve de ponto de rotação, também será de 50 mm, de modo a que seja compatível com uma peça idêntica ou com um dos tubos sólidos do mesmo diametro que servirão como junção entre segmentos.

Assim, duas peças idênticas serão usadas para formar um angulo, que será rodado sobre um eixo, o qual servirá como suporte de uma barra colocada na perpendicular, fazendo assim uma junção tripla.

No caso de junções quadruplas, o processo será semelhante, aproveitando os encaixes das peças de suporte rotativas, mas com a barra que serve de eixo a projectar-se para ambos os lados, constituindo assim dois pontos de apoio.

Para situações em que não se pretenda saidas laterias, uma simples barra de 50 mm de diametro e com 60 mm de comprimento serve de charneira, mantendo fixas, após soldadura as peças que formam o angulo.

Neste momento, estamos a ver se será possível obter este esquema, bem como o da sapata, em AutoCAD, de modo a que seja mais fácil de visualizar e de descrever bem como possa servir como base a uma eventual orçamentação, após o que tentaremos alargar a discussão deste projecto.

Conforme já referimos, a ideia é produzir um par de peças universais que sirvam de base à construção de qualquer modelos de "roll-bar", numa perspectiva de auxiliar quem necessite deste tipo de protecção a obtê-la a um custo tão baixo quanto possível.

Os restantes componentes tubulares, pela sua natureza, poderão ser mais facilmente adquiridos e cortados localmente, diminuindo assim os custos de transporte associados a equipamentos tão volumosos.

1 comentário:

Pedro Mendonça disse...

Boa tarde

Sou aluno finalista de Engenharia Mecânica, ramo automóvel, encontro-me a realizar um projecto de projecção de um Roll Bar para um UMM.
Gostaria se me pudessem ajudar em termos de regulamentos, materiais ou mesmo contactos.

Muito obrigado pela disponibilidade