quarta-feira, abril 25, 2007

Projecto "One Laptop Per Child": Haverá lugar para Portugal?


Image Hosted by ImageShack
O "One Laptop Per Child" modelo XO

A distribuição dos primeiros modelos do "One Laptop Per Child" (OLP), um computador portátil de baixo custo que se destina a fins educativos em países em vias de desenvolvimento foi adiada de Julho para depois do Verão.

O atraso deve-se, segundo o fabricante dos computadores, a Quanta Computer, a problemas de "software" e não a qualquer questão relacionada com o equipamento em sí.

Estes ajustes no "software" pré-instalado, baseado em Linux deverão ser resolvidos muito proximamente, seguindo-se uma fase de testes, após o que as primeiras unidades serão entregues aos países inscritos no Projecto, que incluem, entre outros, o Brasil, a Argentina, a Líbia, a Nigéria, o Ruanda ou o Uruguai.

Os OLPC terão um custo de aproximadamente 100 dólares americanos, perto de 72 euros na cotação actual, e destinam-se essencialmente a países em vias de desenvolvimento, onde o acesso às novas tecnologias é essencial para efeitos educacionais e para abrir novas perspectivas de emprego.

Actualmente, existem encomendas para mais de 1.000.000 de unidades deste modelo, designado por XO, construido para operar em condições adversas, mesmo sem energia eléctrica e para ser resistente à água e a impactos.

Numa deslocação recente ao nosso País, um dos responsáveis pelo projecto OLPC sugeriu que Portugal aderisse, encomendando equipamentos para os estudantes que habitam nas zonas do Interior, onde o acesso às novas tecnologias é mais difícil devido aos problemas económicos da muitas famílias.

Desconhece-se se houve alguma reacção do Governo português, mas não nos espanta que, a pretexto de um desenvolvimento que não é real, mas que insistimos em aparentar, a possibilidade de fornecer o OLPC aos estudantes mais desfavorecidos e a instituições que dele necessitem acabe por ser recusada por razões meramente políticas.

Caso esta proposta seja recusada, não temos dúvidas que será apenas para manter uma aparência de um desenvolvimento económico e tecnológico que, a bem da verdade, só vê quem quer, privando assim milhares de jovens de um meio que lhes poderia proporcionar um futuro bem mais promissor.

Para haver "novas oportunidades" não bastam campanhas, são necessárias medidas e, em muitos casos, saber ser humilde e reconhecer as próprias fraquezas, sem o que continuaremos a viver num País de ilusões onde a verdade é escamoteada e as aparências são tudo.

1 comentário:

Perola Granito disse...

Hoje ofereço-te um cravo vermelho.