terça-feira, abril 24, 2007

Google adquire software de colaboração electrónica


Image Hosted by ImageShack
Écran do "software" da Marratech

O "software" para colaboração excede em muito o vulgar "instant messaging", não obstante as novas funções que este tem vindo a integrar, seja a nível de multimédia, seja de partilha permanente de conteúdos.

No caso de plataformas de colaboração, para além do recurso a um servidor central, existem, por exemplo, ferramentas que permitem visualização e partilha de vários tipos de documentos, de modo a que seja efectuado um trabalho conjunto, a possibilidade de conferência múltipla, com suporte de imagem e som, bem como a partilha automática de dados sobre "white boards".

Ao adquirir o "software" da Marratech, o Google vem adicionar aos sistemas de correio e de mensagens instantâneas um conjunto de ferramentas que facilitam a partilha de informação a partir do "desktop" ou das áreas de trabalhos dos computadores participantes, bastando para tal um acesso de banda larga à Internet.

Espera-se que o Google disponibilize esta plataforma que permite reuniões ou aulas virtuais, com partilha de vídeo, som, documentos e uma interacção que em muito se aproxima de uma experiência presencial.

Para entidades ou instituições com uma larga dispersão geográfica, estas plataformas de integração são de extrema importância, pelo que aconselhamos os nossos leitores, sobretudo os que têm responsabilidades a nível de coordenação ou na área da formação, a seguirem atentamente a forma como o Google vai disponibilizar estes novos recursos.

Sem comentários: