segunda-feira, abril 23, 2007

Detector de WiFi portátil


Image Hosted by ImageShack
Detector de WiFi portátil

O recurso a redes sem fios tem vindo a aumentar entre nós, com diversas entidades a propor sistemas de acesso público, muitas vezes gratuito, como forma de proporcionar Internet nos mais diversos locais, seja no interior de habitações ou escritórios, seja em espaços abertos e cada vez mais fabricantes de equipamentos a prever esta possibilidade, dotando-os dos recursos necessários a acessos deste tipo.

O acesso WiFi tem, no entanto, algumas limitações que derivam do facto de não haver um sistema imune a interferências, particularmente fortes nas grandes cidades, o que diminui em muito as zonas onde um sinal com a intensidade aceitável permite uma navegação sem interrupções.

Para detectar um sinal de WiFi existem diversas possibilidades, sendo a mais comum a de activar o dispositivo com o qual se pretende efectuar o acesso numa zona onde, presumivelmente, existirá sinal de rede.

Este método, sendo o mais habitual, não é o mais prático, pois pode obrigar a várias tentativas de posicionamento, obrigando a deslocações com um portátil em funcionamento, algo propenso a acidentes e que vai consumindo a bateria.

Como alternativas, existem dispositivos detectores de WiFi que informam se existe sinal presente e qual a intensidade deste, sendo que alguns modelos permitem detectar a orientação mais conveniente da antena receptora, algo que quando necessário, ajuda no planeamento de redes sem fios.

Os preços destes dispositivos variam enormemente, podendo ir desde menos de cinco euros até mais de trinta, conforme o alcance e o tipo de informação que prestem, mas, para a maioria dos utilizadores casuais, um modelo portátil, com a dimensão de um porta-chaves alimentado por uma simples bateria, é suficiente.

Este modelo detecta Hot Spots que obedeçam aos protocolos 802.11b/802.11g, na frequência de 2.4 GHz, típica da esmagadora maioria dos pontos de acesso, mas também é capaz de se aperceber da presença de outros dispositivos que utilizem a mesma frequência, como câmara de vídeo "wireless" ou "IP-cameras", que se têm vindo a popularizar cada vez mais.

O alcance anunciado é de 50 metros, sendo variável conforme as condições específicas de recepção no local, e inclui bateria, instrucções e um fio para prender ao pescoço.

Com um custo que ronda as sete libras e meia, incluindo portes, este detector de WiFi pode constituir uma boa alternativa para quem recorra a este método de acesso em áreas públicas e pretenda poupar a bateria do portátil, bem como dissabores resultantes de uma má colocação do equipamento receptor.

Sem comentários: