A necessidade de melhorar a recepção de rede sem fios que usamos, fez-nos decidir pela aquisição de uma antena exterior que pudesse ser ligada ao "router" D-Link que serve de base às nossas comunicações internas.
Este tipo de equipamento tende a ser dispendioso em Portugal, mas foi possível obter a partir da Polónia um modelo "yagi", adquirido directamente ao fabricante por um valor aceitável.
Tal como a maioria das redes WiFi, a nossa usa a frequência de 2.4 GHz, tendo optado por uma antena com um ganho de 18.0 dBi, o suficiente para que as comunicações se mantenham constantes nos locais onde se encontram os computadores que recorrem a esta tecnologia.
Os equipamentos D-Link que utilizamos duplicam os 54 Mbits estabelecidos pela norma IEEE 802.11G através de um protocolo próprio, podendo comunicar a 108 Mbits, mas tal tende a provocar erros se o sinal for fraco, algo que era típico sem uma antena exterior instalada num ponto central.
O modelo adquirido tem uma VSWR (Voltage Standing Wave Ratio) de 1.5, polarisação horizontal e vertical e impedancia de 50 Ohm, pesa cerca de 0.3 kg e mede 500 mm de altura e 75 de diâmetro.
A montagem deve ser efectuada num mastro de 30-60 mm, possuindo os necessários suportes e inclui um cabo para conectar ao "router" DI-624, substituindo, no nosso caso, uma pequena antena algo ineficaz que vinha incluida.
Por um preço de 26.99 euros, a que acrescem 8 euros para portes e com 12 meses de garantia, este é um modelo intermédio, com boas capacidades e que servirá à maioria das situações, mesmo a quem disponibilize sinal para o exterior, como os utilizadores que pertencem à comunidade FON.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Vou já comprar, porra! Preciso de uma delas
Polarisação = polarização
Atenção ao conector do cabo com o Router. Se a ligação fôr de baixa qualidade, o sinal degrada-se significativamente. E se se adicionar mais uma extensão ao cabo, a impedância altera-se
Olá
O cabo é fornecido com a antena e incluido no preço, havendo opções para várias medidas. Em termos de qualidade e de dimensão, não tenho queixas e foi muito mais barato do que os adquiridos em Portugal.
Esta teve mesmo que ser porque a gata se deitava em cima da placa WiFi do portátil, para aproveitar o calor da fonte de alimentação, e "abafava" o sinal. O orçamento do bichano não para de aumentar ;)
Um abraço
olá,
acho que isto é mesmo o que resolve o meu problema. Uma casa que tem paredes em taipa e n deixa passar o sinal emitido de uma outra casa de um amigo/vizinho. Pensei que por uma antena exterior fosse a melhor hipotese. Ja agora, onde posso comprar esta a este preço convidativo?!
obg
Olá Paulo
Na imagem está a ligação para a loja no Ebay onde adquiri esta e onde existem outros modelos.
Também pode combinar com o seu amigo/vizinho e partilharem uma única ligação à Internet, de modo a que ambos saiam a ganhar.
Um abraço
Enviar um comentário