sexta-feira, abril 13, 2007

GpsGate gratuito para telemóveis


Image Hosted by ImageShack
Écran de GPS Gate num telemóvel

O GpsGate, um "software" da Franson que serve de ponte de ligação entre um equipamento de GPS e diversas aplicações, está agora disponível para telemóveis.

Dado que os telemóveis apresentam características muito diferentes, sobretudo a nível gráfico e de memória, a Franson disponibilizou duas versões, ambas gratuitas do seu "software".

Para equipamentos mais potentes, com maior capacidade gráfica, como os Sony Ericsson K510i ou Nokia 7373, existe uma versão mais exigente, que apresentará os dados sob uma forma visualmente mais sofisticada.

Os telemóveis com pouca ou nenhuma capacidade gráfica, como o Sony Ericsson K750i, que praticamente não usam animações, terão também uma versão simplificada, mas com suporte adicional para conexões "bluetooth".

Uma lista mais completa será publicada e actualizada no "site" da Franson, de modo a que os potenciais utilizadores saibam qual a versão do "software" a utilizar.

O conselho do fabricante é o de tentar a solução mais completa e, caso esta não funcione, optar pela versão menos exigente.

O GpsGate Mobile tenta conectar-se ao primeiro dispositivo "bluetooth" que encontra, pelo que poderão surgir algumas dificuldades se estiver presente, por exemplo, um sistema de alta voz ou um auricular que use este protocolo de comunicações.

O GPS deve fornecer dados em formato NMEA, pelo que, caso use mais do que um protocolo, deverá ser configurado de modo a ser compatível com o GpsGate Mobile.

Através de uma ligação GPRS, torna-se, então possível visualizar a posição fornecida pelo GPS sobre a versão do Google Maps para dispositivos móveis, obtendo-se assim um sistema de navegação interactivo e de baixo custo, com o único senão na dependência de cobertura de rede e do custo do tráfego.

Esta solução complementa o "software" do Google que, conforme referimos, será brevemente pré-instalado em telemóveis da LG, constituindo uma solução mais sólida e polivalente do que a fornecida pelo fabricante dos equipamentos.

Sem comentários: