sábado, abril 14, 2007

Portugal de lés a lés ecológico 2007


Image Hosted by ImageShack
Forum da Nova Energia.Net

Vai-se realizar nos dias 11, 12 e 13 de Maio a travessia de Portugal ecológica promovida pela NovaEnergia.net, que aqui queremos divulgar.

Comunicado de imprensa

Portugal de lés a lés 2007: Travessia de Norte a Sul, dias 12 e 13 de Maio, em veículos movidos a óleo vegetal e Biodiesel.

O fórum NovaEnergia.net é um projecto que surge a partir da iniciativa pessoal de alguns cidadãos preocupados, essencialmente com as questões ambientais emergentes, e que de alguma forma têm sido descuradas em Portugal e por todo o mundo.

No seguimento ao documento que a Organização das Nações Unidas apresentou no dia 2 de Fevereiro (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas I.P.C.C, sigla em inglês) e à imposição que Comissão Europeia apresentou à indústria automóvel no sentido de reduzir em 25% as emissões de dióxido de carbono (CO2), decidimos tomar esta iniciativa, em benefício de todos.

É um projecto sem fins lucrativos, que tem fomentado principalmente a cooperação entre a sua comunidade de membros, que já ultrapassa os 1.200. São promovidos o conhecimento e a troca de experiências, sempre com o intuito de chegar a soluções energeticamente eficientes e mais ecológicas.

São debatidos inúmeros temas, sendo de destacar o uso de óleo vegetal directo e o fabrico de Biodiesel, como combustíveis, sem esquecer o álcool etílico e metílico. Outras áreas, tais como a eficiência energética em habitações, a energia eólica, a energia solar e fotovoltaica e a energia da biomassa, são igualmente debatidas, sempre com o objectivo de desenvolver o conhecimento de uma forma acessível e gratuita, para quem o quiser assimilar.

Assim, e neste espírito de preocupação e esforço de sensibilização, irá realizar-se a primeira Travessia Ecológica, de Norte a Sul de Portugal, em que os veículos irão deslocar-se usando exclusivamente combustíveis alternativos, ecológicos e renováveis, que é o caso do óleo vegetal e do Biodiesel.

Esta iniciativa visa sensibilizar os Governos, os automobilistas e população em geral, estimulando o uso de combustíveis limpos e amigos do ambiente.

A caravana ecológica iniciará o percurso em Bragança, com destino a Quarteira, onde terminaremos, participando na Exposição Veículos Amigos do Ambiente / Cozinhas Solares.

Para esse efeito, convidamos todos os órgãos de Comunicação Social interessados, a reportar o evento.

É também nosso objectivo, marcar presença nas Câmaras Municipais por onde passamos, caso estas manifestem interesse, comunicando-nos.


Image Hosted by ImageShack
O todo o terreno reponsável é ecológico

Programa

Dia 11 de Maio, sexta-feira.

Concentração junto á Câmara Municipal de Bragança pelas 19.00 horas. Volta pela cidade em passeio turístico. Jantar e dormida.

Dia 12 de Maio, sábado.

Inicio ás 8.00 horas com a caravana Junto á Câmara Municipal rumo á Guarda.

Chegada ás 11.00 horas. Concentração na Câmara Municipal da Guarda e almoço.

Ida ao centro de inspecção e perante sorteio, analisar os parâmetros no opacímetro de um dos veículos participantes.

Partida ás 16.30 horas destino a Castelo Branco.

Chegada 17.30 horas. Visita á Câmara Municipal.

Partida ás 18.30 com destino a Portalegre.

Chegada ás 19.30 horas

Jantar e dormida.

Dia 13 de Maio, domingo.

Partida ás 8.00 horas com destino a Évora.

Chegada ás 10.00 horas. Visita á Câmara Municipal de Évora.

Partida ás 11.00 horas com destino a Beja.

Chegada ás 12.00 horas. Concentração junto á Camara Municipal de Beja.

Ás 13.00 horas almoço.

Partida ás 15.00 horas com destino a Quarteira.

Chegada ás 17.00 horas.

Participação na Exposição de Novas Energias.

Jantar 20.00 horas.

Final do evento.

Preço: Estamos a tentar que tudo seja patrocinado.

Quem quiser pode-se ir juntando á caravana ao longo do percurso.

Mais informação em: http://novaenergia.net/

Contactos e esclarecimentos adicionais:

Luís Oliveira 912 445 313

José Maximiano 919688842

José Manuel dos Santos Alves 967934762

Ignác Gazur 232 448 281, 938 747 233

No "site" e no fórum da NovaEnergia.net serão colocadas novidades e informações relativamente à preparação deste evento, podendo aí ser obtidos esclarecimentos e actualizações.

Fica o convite a quem possuir um veículo ecológico ou a quem pretenda ver como estes funcionam, esclarecer dúvidas e estudar alternativas aos combustíveis fósseis, a visitar o "site" e, se possível, a participar ou assistir a este evento.

Sem comentários: