domingo, abril 08, 2007

Antena para WiFi 18dBi


Image Hosted by ImageShack
Antena para WiFi 18 dBi

A necessidade de melhorar a recepção de rede sem fios que usamos, fez-nos decidir pela aquisição de uma antena exterior que pudesse ser ligada ao "router" D-Link que serve de base às nossas comunicações internas.

Este tipo de equipamento tende a ser dispendioso em Portugal, mas foi possível obter a partir da Polónia um modelo "yagi", adquirido directamente ao fabricante por um valor aceitável.

Tal como a maioria das redes WiFi, a nossa usa a frequência de 2.4 GHz, tendo optado por uma antena com um ganho de 18.0 dBi, o suficiente para que as comunicações se mantenham constantes nos locais onde se encontram os computadores que recorrem a esta tecnologia.

Os equipamentos D-Link que utilizamos duplicam os 54 Mbits estabelecidos pela norma IEEE 802.11G através de um protocolo próprio, podendo comunicar a 108 Mbits, mas tal tende a provocar erros se o sinal for fraco, algo que era típico sem uma antena exterior instalada num ponto central.

O modelo adquirido tem uma VSWR (Voltage Standing Wave Ratio) de 1.5, polarisação horizontal e vertical e impedancia de 50 Ohm, pesa cerca de 0.3 kg e mede 500 mm de altura e 75 de diâmetro.

A montagem deve ser efectuada num mastro de 30-60 mm, possuindo os necessários suportes e inclui um cabo para conectar ao "router" DI-624, substituindo, no nosso caso, uma pequena antena algo ineficaz que vinha incluida.

Por um preço de 26.99 euros, a que acrescem 8 euros para portes e com 12 meses de garantia, este é um modelo intermédio, com boas capacidades e que servirá à maioria das situações, mesmo a quem disponibilize sinal para o exterior, como os utilizadores que pertencem à comunidade FON.

4 comentários:

E disse...

Vou já comprar, porra! Preciso de uma delas

Polarisação = polarização

Atenção ao conector do cabo com o Router. Se a ligação fôr de baixa qualidade, o sinal degrada-se significativamente. E se se adicionar mais uma extensão ao cabo, a impedância altera-se

Nuno Cabeçadas disse...

Olá

O cabo é fornecido com a antena e incluido no preço, havendo opções para várias medidas. Em termos de qualidade e de dimensão, não tenho queixas e foi muito mais barato do que os adquiridos em Portugal.

Esta teve mesmo que ser porque a gata se deitava em cima da placa WiFi do portátil, para aproveitar o calor da fonte de alimentação, e "abafava" o sinal. O orçamento do bichano não para de aumentar ;)

Um abraço

paulo disse...

olá,

acho que isto é mesmo o que resolve o meu problema. Uma casa que tem paredes em taipa e n deixa passar o sinal emitido de uma outra casa de um amigo/vizinho. Pensei que por uma antena exterior fosse a melhor hipotese. Ja agora, onde posso comprar esta a este preço convidativo?!

obg

Nuno Cabeçadas disse...

Olá Paulo
Na imagem está a ligação para a loja no Ebay onde adquiri esta e onde existem outros modelos.
Também pode combinar com o seu amigo/vizinho e partilharem uma única ligação à Internet, de modo a que ambos saiam a ganhar.
Um abraço