quinta-feira, dezembro 14, 2006

FON - Comunidade Wireless


Image Hosted by ImageShack
Router La Fonera

A FON é a comunidade WiFi de maiores dimensões no Mundo e inclui parceiros com o Google ou a Skype, promovendo a utilização de tecnologias de comunicação sem fios.

O princípio desta comunidade é simples e baseia-se na partilha de recursos, nomeadamente na disponibilização pública do acesso de cada membro, de modo a que quem estiver ao alcance da antena do "router", possa usá-lo para aceder à Internet.

Desta forma, cada um dos muitos milhares de membros da comunidade tem outros tantos pontos de acesso, a partir dos quais pode navegar à vontade, sem custos adicionais.

No mapa disponibilizado, pode-se verificar que mesmo em Portugal, no exemplo a cidade de Lisboa, já possui um razoável número de acessos, que tem vindo a crescer rapidamente.

Quem não pertencer a esta comunidade e pretender usar os serviços de acesso que esta presta, paga o equivalente a 3 dólares diários, sendo esta verba utilizada para subsidiar os "routers" e a infraestrutura necessária à operação e divulgação do projecto.

O "router social", vendido por uma trintena de euros mais taxas, é o mais barato do mercado em versão "wireless", sendo este valor obtido através das receitas geradas pela própria comunidade.

Obviamente, para além de disponibilizar um acesso público, o "router" tem um canal privado que se destina a manter comunicações seguras dentro da residência do proprietário, criando assim duas redes virtuais que apenas partilham o acesso à Internet, mas que, no restante, são independentes.

Apesar de ainda ser pouco conhecido entre nós, a FON aponta um caminho interessante, onde a partilha de recursos tem um papel fundamental na disponibilização de um acesso à Internet de baixo custo e tão abrangente quanto possível.

2 comentários:

M@rcus disse...

Eu tenho a FONERA em França.
Quando vanho para Portugal em Lisboa vou com o meu PC Portable e Wifi FON da a vontade ;-)
E um super systema FON.
PS : Sou LINUS

Joaquim disse...

eu gostava era de saber porque raio é que essa merdice nao me permite aceder a alguns sites... agradecia que alguem me esclarece-se pois nem com a fon@zon consigo contactar.. cambada de xulos!!