sábado, abril 28, 2007

AVG disponibiliza Anti-rootkit gratuito


Image Hosted by ImageShack
Écran do AVG Anti-Rootkit ainda em versão Beta

Pouco conhecidos pela maioria dos utilizadores e dificilmente identificáveis pelas aplicações que protegem os computadores pessoais, os "root-kits" constituem uma das mais graves ameaças para quem navega na Internet.

Ao contrário de outros programas, habitualmente designados por "malware" que se adicionam ao "software" instalado no computador, os "rootkits" tentam esconder-se no meio do próprio sistema operativo, onde a suspeita de uma infiltração é menor e os perigos de apagar um ficheiro, mesmo que desconhecido, são francamente maiores.

Tal como o "malware" mais comum, o objectivo dos "rootkits" é o de obter informações confidenciais e dados pessoais, que permitam aos seus autores a prática de crimes cada vez mais comuns e difíceis de combater.

Dado que muitos utilizadores, quando navegam na Internet, permitem a instalação de "software" gratuito cujo verdadeiro objectivo é, muitas vezes, diferente do anunciado, o número de computadores infectados tende a aumentar exponencialmente, sem que os seus proprietários se apercebam do que têm instalado e dos riscos que correm.

A Grinsoft, um fabricante de "software" especializado nesta área, disponibiliza gratuitamente a versão inglesa do AVG Anti-Rootkit, que poderá ser descarregado através do "site" desta empresa, onde também serão colocados os indispensáveis "upgrades".

Este programa deverá ser usado como complemento e não em substituição de outros, como o Microsoft Defender, que fornece protecção em tempo real, e em conjunto com um anti-virus actualizado.

Tal como com outros programas, a eficácia de um "anti-rootkit" depende dos cuidados do utilizador na sua actualização, sem o que, em pouco tempo, será um "software" relativamente inútil.

Lembramos que, recentemente, o Google acrescentou à lista de aplicações que disponibiliza para os seus utilizadores um conjunto de ferramentas que são de analisar e, eventualmente, de instalar, de modo a garantir uma navegação tão segura quanto possível.

Sem comentários: