domingo, outubro 21, 2007

Dois incêndios no Parque Natural de Sintra-Cascais


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio ao cair da noite

Durante o dia de ontem ocorreram dois incêndios na área do Parque Natural de Sintra-Cascais, com início no intervalo de uma hora e a apenas um par de quilómetros de distância um do outro.

O primeiro destes incêndios começou pelas 15:30, na localidade da Ulgueira, na freguesia de Colares, concelho de Sintra, e mobilizou 31 bombeiros de quatro corporações, tendo sido dado como extinto às 16:57.

O segundo incêndio deflagrou pelas 17:04, na zona da Azóia, na mesma freguesia, e veio a ser dado como extinto às 18:13, depois de combatido por 79 bombeiros.

Mesmo estranhando a coincidencia, o calor que se continua a fazer sentir não deixa de ser uma causa possível, sobretudo se aliada a um decréscimo da vigilância e ao fim de um conjunto de restrições, nomeadamente a nível de circulação, que vem aumentar o risco de incêndios numa época do ano em que tendiam a rarear.

Dadas as alterações climáticas que se têm vindo a sentir, será de equacionar deixar de usar o calendário como forma de orientação, substituindo-o por dados obtidos diariamente, a partir dos quais serão determinados os níveis de alerta e, consequentemente, quais as medidas ou restrições em vigor.

Com base nesta opção passará, por exemplo, a ser possível circular em áreas florestais em dias de Agosto com baixo nível de risco e deixará de o ser mesmo em Outubro se o risco for elevado.

Manter o actual sistema quando se verifica que este não traduz os níveis de risco nem protege a floresta, pode ser mais fácil, mas em pouco ou nada traduz uma realidade que se tem vindo a alterar.

Sem comentários: