segunda-feira, outubro 01, 2007

OLPC vai ser vendido no mercado como forma de auto-financiamento


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Nicholas Negroponte com um OLPC modelo XO-1

A partir de 12 de Novembro e durante duas semanas, o modelo XO do "One Laptop Per Children" (OLPC) vai estar à venda nos Estados Unidos e no Canadá por um preço de 399 dólares.

Esta iniciativa pretende divulgar o OLPC e contribuir para suportar os custos da sua distribuição junto de crianças necessitadas, sendo que por cada XO adquirido comercialmente, outro será doado a alguém que precise num dos países em vias de desenvolvimento aderentes.

Para Nicholas Negroponte, fundador do Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), esta promoção é essencial para dar a conhecer o Projecto junto de consumidores de países desenvolvidos e como forma de obter maiores apoios para o fabrico e distribuição do modelo XO, que começará a ser disponibilizado no próximo mês de Outubro.

A possibilidade de comercializar o XO como forma de co-financiar o projecto OLPC já tinha sido equacionada no passado, tendo sido abordada num texto anterior, e a possibilidade de estes serem acessíveis a empresas que desenvolvem "software" livre vem dar uma nova possibilidade de aumentar os programas disponíveis para este modelo.

O valor pedido, de 399 dólares, parece-nos, no entanto, algo exagerado, mesmo tendo em conta que o dólar está fraco e que se traduz, em termos actuais, por cerca de 285 euros, pelo que a opção de a cada XO comprado corresponder um de oferta pode complicar esta acção.

A ideia de "leve um e ofereça outro" pode parecer tentadora em termos de marketing, mas se atentarmos ao preço, poderá ser algo irrealista e desmotivar quem não estiver disposto a pagar quase 400 dólares por um equipamento interessante mas com óbvias limitações na sua utilização para vários fins.

Um valor mais acessível, para além de potenciar as vendas, pode traduzir-se na popularização deste modelo, na criação de novos programas e em receitas superiores que poderão vir a contribuir decisivamente para este Projecto que reputamos da maior importância no desenvolvimento dos países aderentes.

Esperamos que, antes das compras do próximo Natal, o XO esteja disponível a um preço mais convidativo e que se torne na prenda favorita nos países onde será comercializado, certos de que esta será uma contribuição de vulto para o sucesso desta iniciativa.

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