terça-feira, outubro 02, 2007

Mau tempo e risco de inundação no Algarve até quarta-feira


Image Hosted by ImageShack
Inundação provocada pelas fortes chuvas

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro alertou para as possíveis consequências do mau tempo que deverá afectar a região algarvia até à próxima quarta-feira.

Prevê-se que durante o dia de hoje, terça-feira, caiam chuvas fortes, que depois passarão a aguaceiros fortes ou muito fortes, sendo previsível que este mau tempo se prolongue até quarta-feira.

Dado que as primeiras chuvas fortes do ano têm consequências graves, sobretudo quando chegam antes de tempo e após um Verão chuvoso, o CDOS alertou para o perigo de inundações, quedas de árvores e acidentes de viação.

Como medidas de precaução, foi mencionada a necessidade de um especial com os sistemas de escoamento de águas e quintais e varandas, a limpeza de algerozes e caleiras e vedar portas e janelas.

O CDOS também alertou para o risco de cheias em zonas baixas e linhas de água, devendo os moradores das zonas habitualmente afectadas proteger os bens, mudando-os para zonas seguras, desligar a energia eléctrica e libertar os animais que não possam ser colocados em zonas altas.

Lembramos ainda que em zonas atingidas pelos incêndios existe um perigo agravado de erosão ou de desprendimento de terras, o que pode contribuir para alteração de cursos de água e consequentes inundações.

Sem comentários: