quarta-feira, outubro 03, 2007

Chuva intensa provoca cheias no Algarve


Image Hosted by ImageShack
Fotografia aérea da costa algarvia durante uma inundação

Tal como se previa desde ontém, vieram a confirmar-se as previsões do Instituto de Meterologia (IM), com chuvas intensas a provocar inundações em diversas zonas do Algarve.

Durante a tarde verificaram-se inundações em casas em Olhão, perto da Estrada Nacional 125, onde o trânsito teve que ser cortado durante cerca de 15 minutos.

Segundo o Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Faro, as situações mais complicadas verificaram-se em Olhão, Castro Marim e Vila Real de Santo António, nomeadamente nas zonas baixas e em casas edificadas ao nível do solo.

A conjugação das chuvas intensas com a praia-mar provocaram cheias em Cabanas de Tavira, Montegordo, Olhão e Manta Rota durante a manhã, sendo que da parte da tarde a situação foi melhorando.

Também noutras zonas do País, como na zona de Alcântara, em Lisboa, e em muitas zonas do Ribatejo, se verificaram as tradicionais inundações que este ano chegaram antes do habitual, mas que confirmam as deficiências de ordenamento do território e o facto de continuar a obter licenças de construção para leitos de cheia.

O IM prevê uma melhoria do estado do tempo a partir desta noite, com o alerta lançado pelo CDOS a terminar às 00:00 de hoje, mas será de manter o alerta para as próximas horas.

Sem comentários: