terça-feira, outubro 02, 2007

Microsoft vai continuar a vender o Windows XP até Junho


Image Hosted by ImageShack
Caixa do Windows XP Pro com SP2

A Microsoft contrariou as expectativas actuais, que apontavam para o fim da vendas do Windows XP para Janeiro de 2008 e irá mantê-las até ao final de Junho.

Este anúncio, que aumenta em quase meio ano a comercialização do Windows XP, é uma resposta aos fabricantes de computadores e a empresas que desenvolvem "software", que pretendem manter este sistema operativo enquanto algumas incompatibilidades do sucessor, o Vista são resolvidas.

Por outro lado, o novo Windows Vista é mais exigente em termos de recursos dos equipamentos, pelo que muitos consumidores não pretendem efectuar a migração que obrigaria a mudar ou melhorar os seus computadores pessoais.

O prolongamento da vida do Windows XP já era expectável a partir do momento em que a Microsoft anunciou que iria lançar o "Service Pack 3", um conjunto de correcções, destinado a este sistema operativo, indiciando que este continuaria a ter um suporte adequado a um sistema operativo em comercialização.

Até ao fim de Julho, a Microsoft vendeu mais de 60.000.000 de licenças do Windows Vista, enquando o XP tem vindo a cair para pouco mais de 20% do valor de facturação, mas o facto de os computadores novos serem, na sua maioria, vendidos com o novo sistema operativo instalado acaba por reduzir o significado dos números.

Objectivamente, em muitos ambientes empresariais em que a migração implica modificações em aplicações específica, formação de numerosos utilizadores ou o aumento de capacidade dos equipamentos, só para citar algumas das dificuldades mais comuns, a migração do Windows XP para o Vista nem sequer está equacionada e, por razões de padronização, mesmo os novos computadores recebem o XP, independentemente do sistema operativo pré-instalado.

Em instituições com milhares de utilizadores, como o sector financeiro ou o Estado, a migração será lenta e, certamente, em muitos casos nem sequer terá sido iniciada na altura em que a Microsoft pretende deixar de comercializar o Windows XP, razão pela qual cremos que este sistema operativo terá uma vida muito mais prolongada do que o próprio fabricante pretende.

Sem comentários: