segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Vodafone testa Internet móvel mais rápida


Image Hosted by Imageshack
Um Samsung SGHI 560 com suporte para HSPA

A Vodafone vai iniciar testes de HSPA+ ou High-Speed Packet Access Evolution, uma evolução do protocolo actual que visa alcançar uma uma maior velocidade na transmissão de dados via rede de telemóvel.

Este processo é dispendioso, pois envolve a multiplexagem de transmissões paralelas efectuadas através de diversos canais, mas tem a vantagem de recorrer a muitos dos equipamentos de rede instalados, dado que os sistemas de transmissão individual podem ser aproveitados.

Desta forma, será aproveitada a maioria da infraestrutura, com melhoramentos sobretudo a nível de encaminhamento da informação, sendo que as principais alterações serão a nível dos equipamentos receptores, que necessitam de receber dados através de diversos canais e de a consolidar.

Empresas com a Ericsson, Huawei e Qualcomm estão a desenvolver telemóveis com múltiplas antenas, capazes de receber diversos fluxos simultâneos usando HSPA, que darão origem a um único canal, de velocidade muito mais elevada.

Estamos ainda distantes de ver o novo HSPA+ em uso, mas este é um dos caminhos possíveis no aumento de velocidade em dispositivos móveis e aquele que melhor aproveita tecnologia existente, mas a nossa preferência vai no sentido do WiMax e de comunicações baseadas em IP.

Sem comentários: