Também não se deve, em caso algum, negociar o "feedback", como aceitando deixar um "feedback" positivo para facilitar a devolução do pagamento de um item não recebido, sendo que para o eBay este tipo de exigência tem conotação de extorsão e viola os termos de utilização da plataforma, devendo ser reportado este tipo de comportamento.
Infelizmente, como consequência da inoperância dos CTT, existe um número crescente de atrasos e de extravios, do que resulta, naturalmente, a abertura de um maior número de casos, que irão penalizar o vendedor, que suportará custos, mas também o comprador, que se vê privado do item que adquiriu, e que, mesmo sendo ressarcido, incorrerá no pagamento de algumas comissões bancárias e se verá privado do uso daquilo que adquiriu e que, em muitos caso, necessita para uso profissional.
Salvo situações muito específicas e complexas, o programa de protecção de compradores do eBay tem funcionado de forma rápida e eficaz, devolvendo os montantes pagos por items que não são recebidos, tendo como maior problema a demora, não do processo em sí, mas como resultado da fixação de um prazo máximo de entrega muito longo, que pode andar pelos três meses, sendo certo que, passados dois meses, salvo situações excepcionais, dificilmente um item será entregue.
Não obstante este problema, a protecção que o eBay oferece aos compradores é, indiscutivelmente, uma mais valia, protegendo-os, na esmagadora maioria dos casos, de forma eficaz, o que nos leva a optar por esta plataforma em detrimento de outras, nomeadamente as nacionais, que deixam à lenta justiça portuguesa a responsabilidade de dirimir conflitos entre vendedores e compradores, sendo certo que raros serão os que a ela recorrem, tendo em conta os custos e morosidade envolvidos.
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