segunda-feira, agosto 31, 2009

Um triste mês de Agosto -1 ª parte


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros no combate a um incêndio florestal

Ao fim da tarde, estavam activos perto de uma quinzena de incêndios e outros dois encontravam-se em fase de rescaldo, no culminar de uma semana em que os fogos destruiram perto de 1/6 do total de área ardida no ano passado.

Sem entrar em detalhes relativamente a este conjunto de ocorrências que envolvem mais de meio milhar de efectivos, mais de uma centena de viaturas e uma dezena de meios aéreos, só no conjunto de situações mais críticas, convém analisar brevemente um mês de Agosto que inverteu algumas tendências de anos anteirores.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), desde o passado domingo, 23 de Agosto, foram contabilizados em Portugal continental um total de 1.511 fogos florestais, para os quais foram mobilizados 21.984 bombeiros apoiados por 5.541 viaturas.

O dia mais crítico foi sábado, com um total de 350 fogos florestais, combatidos por 5.212 homens e 1.344 viaturas, faltando ainda dados destes últimos dias, alguns complicados, para se obter o total do mês de Agosto.

Sem comentários: