O Brexit e o termo do limite de 22 Euros para o pagamento de IVA nas importações tiveram diversos efeitos colaterais, um dos quais é o de favorecer as tentativas de fraude, através de técnicas de "phishing", simulando a chegada de uma encomenda cuja entrega depende de uma acção do destinatário.
É de esperar que, existindo um número de contacto numa encomenda retida, o procedimento normal seja o envio de um SMS, do qual devem constar dados concretos, sendo proveniente de um número verificável, algo que, tipicamente, não acontece numa tentativa de "phishing", como é disso exemplo uma que recebemos recentemente.
Tipicamente, a aplicação de Mensagens do Android reconhece este tipo de mensagem como sendo "spam", devendo a mesma ser reportada como tal e o cartão do equipamento emissor bloqueado, o que vai contribuir para que outros utilizadores sejam alertados e as mensagens tenham um impacto diminuto.
Também é possível que num dos "sites" onde é possível reportar números associados a "spam", o número que consta do SMS já esteja listado, com descrição do sucedido, justificando-se reforçar o alerta preenchendo o pequeno formulário que permite informar os restantes utilizadores da plataforma para os riscos inerentes a esse número.
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