Sem uma unidade de gestão electrónica, a melhoria do desempenho dos Discovery 1 passa por alterações a nível da mecânica, com especial incidência para o circuito de alimentação, que inclui a bomba injectora, a qual, através de modificações, como a substituição do pino interno, e de ajustes e afinações, permite dar mais alma ao motor.
Vários fornecedores disponibilizam peças e "kits", tendo em comum um pino para a bomba injectora, que pode ter diferentes configurações, com um aspecto mais cónico ou cilíndrico com um entalhe lateral e diferentes molas ou embolos, resultando em preço que vão desde os perto de 70 Euros, sem instalação, para um pino modificado aos 300 para um "kit" mais completo e instalado por especialistas.
O pino substitui o que vem de origem nas bombas injectoras Bosch, e que tem um aspecto quase cilíndrico, aumentando a extensão do movimento interno do que resulta um maior débito de combustível, resultando num melhore desempenho, que pode ser complementado com outras operações simples, como o ajuste do turbo, um novo filtro de ar, escape mais directo ou remoção da EGR.
Esta é uma operação simples em termos básicos, bastando seguir as instruções que, no caso de alguns "kits" são fornecidas conjuntamente, mas a verdadeira arte reside nos ajustes e na afinação, onde o "know how" e a experiência fazem toda a diferença e podem evitar erros de consequências graves para o motor.
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