quarta-feira, abril 30, 2008

Apresentadas recomendações para combater o "car jacking" - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Reconstituição de uma situação de "car jacking"

O grupo de trabalho criado há um mês por iniciativa do ministro da Administração Interna (MAI) para combater o "carjacking" apresentou um conjunto de recomendações, incluindo uma vertente preventiva e medidas a implementar pelas forças de segurança.

Na primeira vertente, conselhos que incluem o de circular com as portas trancadas e janelas fechadas, o uso da chave do carro separada das restantes, de modo a que os ladrões não a obtenham caso sejam eles a retirá-la do bolso do proprietário, a atenção a ter em zonas de paragem ou pouco frequentadas, constarão de "sites" e de folhetos a distribuir.

Também o recurso a sistemas de localização e seguimento, que incluem GPS e um módulo de SMS para envio de comandos que, podem incluir a imobilização do veículo, cujo valor poderá ser reduzido através da negociação de protocolos com seguradoras no sentido de reduzirem os prémios dos seguros, ou através de incentivos fiscais, nomeadamente numa redução do valor do IVA, tal como sugerimos com insistência, foi recomendado por este grupo de trabalho.

Também foi proposto a aquisição de equipamento informático que permitira às forças de segurança verificar em tempo real se a matrícula de uma viatura se encontra numa base de dados onde constam os veículos roubados ou furtados.

Este sistema recorre a uma câmara instalada nas viaturas policiais, com "software" que lê automaticamente as matrículas e envia os dados para um sistema central, onde estão registadas as matrículas das viaturas a apreender, sendo que o processo "on-line" é determinante no caso de crimes em curso, como os de "car jacking".

Apesar de haver a concordância do MAI, ainda não está defenido qual o número de equipamentos a adquirir, sendo que a sua eficácia, após a tradicional substituição da matrícula, que será obviamente apressada, é, no mínimo, duvidosa.

Sem comentários: