quarta-feira, novembro 07, 2007

Reduzir o prémio do seguro a quem tenha um localizador


Image Hosted by ImageShack
Componentes de um alarme com GPS e GSM

O próprio título sugere o propósito de propor às companhias seguradoras a redução o prémio do seguro a quem tenha um localizador instalado no veículo segurado.

A possibilidade de recuperar com facilidade acrescida um veículo no qual esteja instalado um sistema de alarme com GPS e suporte de comandos via SMS, tal como temos descrito, após furto ou roubo, algo que os numerosos casos de "carjacking", devem fazer lembrar, deveria ser devidamente tida em conta na altura de contratar um seguro.

Também o facto de alguns destes equipamentos quando ligados, por exemplo, ao "airbag", poderem enviar um alerta imediato de acidente, também deve ser tido em conta, dado contribuir para um socorro mais eficaz e uma maior probabilidade de sobrevivência das vítimas.

Dado que o valor destes localizadores, mesmo excluindo descontos de quantidade, pode ficar abaixo das três centenas de euros, incluindo impostos e transporte, a possibilidade de amortização num veículo de alta gama, correspondente aos modelos mais vulnerárveis a este tipo de crime, é bastante curto, sendo que, após esse periodo, o valor do prémio do seguro deveria ser substancialmente reduzido.

Não vamos entrar em detalhes relativamente a esta ideia, mesmo sabendo que estes são essenciais na sua implementação, que carece, por exemplo, de instaladores certificados, de um centro de contacto e de suporte, sendo apenas nossa intenção com este texto alertar para esta possibilidade.

Esta é uma ideia que deixamos aos nossos leitores, muito especialmente aos que trabalhem ou tenham contactos na área dos seguros, a quem sugerimos que consultem o departamento técnico-comercial das respectivas empresas de modo a avaliar da possibilidade de lançar no mercado um producto que, para além de ir ao encontro de necessidades reais dos automobilistas, será uma mais valia e uma forma de diferenciação num mercado onde o preço tende a ser o critério principal na altura da escolha.

2 comentários:

E disse...

Também deviam fazer o mesmo para as motas e em caso de despiste, enviava um SoS.

Quanto ao abaixamento de prémios nos seguros, é mais fácil mudarem de companhia porque o mercado é muito conservador e não vai com pedidos mas com declaração de intenção de sair da companhia para outra mais barata. Eu passei da Tranquilidade para a O.K. Teleseguro e baixaram-me o prémio (que rico prémio) de 299 para 160 e com mais seguro de vida incluído. A Tranquilidade ainda me davam os parabéns todos os anos por não ter tido um acidente e que não me iam aumentar o prémio por causa disso. Há cada estratégia de marketing...

Um abraço.

Nuno Cabeçadas disse...

Eu também mudei por uma questão de preço, mas admito que para certo tipo de coberturas não se pode baixar muito enquanto as seguradoras não se adaptarem a novas tecnologias.

O conservadorismo das seguradoras e da própria polícia, que não recomenda equipamentos acaba por condicionar os resultados.

Um abraço