sexta-feira, novembro 09, 2007

Cinco incêndios permanecem activos no Norte do País


Image Hosted by ImageShack
Vários incêndios continuam noite dentro

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), ao final da tarde de quinta-feira ainda estavam por controlar quatro dos cinco incêndios activos em diversos concelhos do Norte do País.

Destes incêndios, o que lavra no concelho de Arouca, no distrito de Aveiro era o que obrigava a um maior esforço, contando com a presença de 31 bombeiros, apoiados por oito viaturas e, durante o dia, por um helicóptero.

Este fogo começou perto das 00:00 e após estar praticamente extinto, veio a reacender-se perto do meio dia, estando ainda por circunscrever ao cair da noite.

Também se verificavam incêndios por circunscrever no distrito de Bragança, com dois fogos activos, um dos quais em S. Julião, no Parque Natural de Montesinho, e outro no concelho de Mogadouro.

Também no distrito de Vila Real, em Picães, no concelho de Montalegre, um incêndio lavrava no interior do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Outro fogo que começara pelas 16:00, também no PNPG, na Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, já se encontrava como circunscrito.

Esta é mais um mês que, estatisticamente, tendemos a considerar atípico, mas que pode apontar no sentido do que nos reserva o futuro, com Invernos mais curtos e quentes, Verões com maiores oscilações de temperatura, menos pluviosidade e, o que parece mais certo, um aquecimento global e a desertificação de parte do Sul do País.

Mesmo excluindo a problemática dos incêndios, estamos perante indícios sérios de possíveis alterações climáticas que terão um enorme impacto no nosso País, não se assistindo da parte da classe política a um estudo sério que leve à implementação de medidas que visem prevenir e combater esta possibilidade que surge cada vez como mais ameaçadora e que não pode continuar a ser ignorada.

Sem comentários: