O autocarro acidentado (Foto SIC)
Se até há não muito tempo, eram raros os autocarros equipados com cintos em todos os assentos, tal é agora obrigatório e, no caso do veículo acidentado, de construção recente, a legislação vigente era integralmente cumprida.
Apesar disso, surgem dúvidas quanto à resistência dos cintos e, sobretudo, dos sistemas de fixação, que deverão estar solidamente presos a elementos estruturais do veículo onde são instalados.
Há, no entanto, uma outra vertente que é francamente mais complicada de implementar, nomeadamente a nível do comportamento dos passageiros que vêm no espaçoso interior de um autocarro uma espécie de sala de estar onde é comum mudar de lugar e adoptar as atitudes típicas de um convívio no qual existe um quase permanente movimento.
Cinto de segurança para autocarros
Compreende-se que poucos passageiros, sobretudo neste tipo de viagens de longa duração efectuadas em grupo, utilizem os cintos de segurança, acabando por fiar-se nas dimensões do veículo que conferem um falso sentimento de segurança.
Não é possível, certamente, saber quantas vidas poderiam ter sido salvas se todos os ocupantes estivessem sentados e com os cintos devidamente apertados, mas, a avaliar pelo número de vítimas projectadas, algumas teriam sido salvas ou sofrido ferimentos menos graves.
Neste momento, é tarde para grande parte dos ocupantes deste autocarro, mas ainda é possível que a lição seja aprendida e, no futuro, haja menos vítimas a lamentar caso um acidente com características semelhantes volte a ocorrer.
Vamos, pelo menos, aprender algo com esta tragédia, pois só assim se pode homenagear os que nela perderam a vida.
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