terça-feira, novembro 06, 2007

Google apresenta "Android"


Image Hosted by ImageShack
O possível aspecto do Gphone

Após meses de especulação sobre o lançamento de um telemóvel, o Google apresentou a Open Handset Alliance e o "Android", uma plataforma aberta para deenvolvimento de aplicações para sistemas móveis.

A Open Handset Alliance é uma associação de 30 empresas líderes em tecnologia na área dos sistemas móveis e que inclui, entre outros, a Motorola, a Qualcomm, a HTC e o operador T-Mobile.

Da ligação entre construtores, fabricantes, especialistas em "software" e operadores, tem sido possível produzir um conjunto de inovações na área dos sistemas móveis, de modo a construir uma estrutura aplicacional aberta, compatível e interactiva, designada por "Android", que servirá de base ao desenvolvimento de soluções que serão portáveis para diversos tipos de equipamento.

Assim, o Google não apresentou o Gphone, sobre o qual não se pronuncia, mas uma solução aplicacional na qual vai incluir vários dos productos que já possui e, em colaboração com outras empresas, promover a implementação de sistemas abertos, transpondo para os sistema móveis parte da filosofia que está incluida, por exemplo, no Linux.

Também é possível que o "Android" venha a constituir o núcleo aplicacional do Gphone, mas, neste momento, apenas existem rumores e especulações relativamente a um equipamento que, mesmo sem-se saber se existe, é um dos mais famosos da actualidade.

Ainda estamos longe da ver no mercado telemóveis ou outros equipamentos baseados no "Android", mas dado o interesse e a colaboração das várias empresas e entidades envolvidas neste projecto, é expectável que dentro de um ano, no fim de 2008, comecem a estar disponíveis sistema baseados nesta tecnologia entre os quais, quem sabe, o tão falado Gphone.

Sem comentários: