quinta-feira, novembro 08, 2007

Primeiros portáteis OLPC XO saem da fábrica


Image Hosted by ImageShack
Alguns OLPC nas embalagens de expedição

Estão finalmente em produção os primeiros portáteis do modelo XO, resultantes do projecto One Laptop Per Child (OLPC), que visa fornecer eqipamento de baixo custo às crianças dos países em desenvolvimento.

A fábrica da Quanta, situada a nordeste da cidade chinesa de Xangai, já começaram a sair das linhas de montagem e deverão começar a ser entregues ainda este mês aos países que os encomendaram.

Para o professor Nicholas Negroponte, este "é um marco importante na evolução do projecto OLPC", que consegue assim começar a tornar-se uma realidade e a atingir os seus primeiros objectivos de divulgação e de testes operacionais.

Mesmo sabendo que o valor inicial de 100 dólares por unidade vai ser largamente ultrapassado, com o preço actual perto dos 190 dólares, fruto da desvalorização da moeda americada e de alterações introduzidas no projecto, o XO continua a ser uma aposta essencial no desenvolvimento de um conjunto de países que necessitam desesperadamente de um instrumento que permita dar um passo em frente na área das tecnologias de informação.

Sem comentários: