domingo, agosto 27, 2006

Sistema de alarme e localização por GPS via GSM


Image Hosted by ImageShack
Sistema modelo CAT-1 para alarme e localização

No seguimento de alguns produtos que já apresentamos, nomeadamente da Globalsat, e que se destinam a dar alertas em caso de emergência, recorrendo a sistemas de posicionamento via GPS e ao envio de informação recorrendo à rede GSM, apresentamos hoje o "CAT-1 GSM & GPS Car/Vehicle Location Tracking Security Alarm Terminal".

Trata-se de um sistema de segurança para veículos destinado a utilizadores individuais, mas que permite a entidades empresariais uma melhor gestão da frota recorrendo a redes de operadores móveis que usem as bandas de 900/1800/1900 Mhz.

Desta forma, obtém-se uma cobertura quase global que permite a recepção no número de telefone pré-configurado um alarme, caso se verifiquem um conjunto de parâmetros ou condições selecionadas pelo proprietário.

Entre estes, podem-se incluir alarmes por vibração, abertura de portas, curto-circuito, ou outros, sendo enviado um SMS com coordenadas geográficas, velocidade e direcção, para além da descrição do incidente.

Este sistema também permite o inverso, ou seja, o envio de uma mensagem de SMS para o veículo de modo a que este responda fornecendo dados posicionais ou dar comandos directos, como, por exemplo, o de parar o motor ou trancar as portas.

Igualmente importante, é o sistema de "pânico", que permite enviar um alerta para um número configurado, por exemplo o de uma central de emergências, de modo a que sejam enviados meios de socorro, sendo que neste caso, se aconselha fortemente a que a chamada seja direcionada para um serviço de atendimento profissional.

O equipamento constante do texto original, por já não se encontrar disponível, foi substituido na ligação por outro equivalente a 15 de Outubro de 2007.

Depois de um sistema profissional, com um custo algo elevado, o preço individual abaixo dos 200 euros, que pode ser pago via Paypal ou cartão de crédito, a que acrescem portes e impostos, pode ser francamente convidativo numa altura em que os roubos de veículos e o "carjacking" surgem como cada vez mais frequentes.

Sem comentários: