quarta-feira, agosto 30, 2006

Dois feridos e circulação de comboios parada devido a incêndios


Image Hosted by ImageShack
Incêndio no distrito de Santarém

Dois homens ficaram hoje feridos nos braços, com queimaduras de segundo grau, quando o tractor que conduziam foi atingido pelas chamas do incêndio florestal que desde o início da tarde lavra em Rochas de Baixo, Castelo Branco, disse fonte dos bombeiros à Agência Lusa.

Os dois homens foram assistidos no local por elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e posteriormente transportados para o hospital de Castelo Branco.

Naquela zona, junto à Estrada Nacional 112, que liga Castelo Branco à Pampilhosa da Serra, eclodiram com uma diferença de meia hora três focos de incêndio, disse, por seu turno, o comandante operacional distrital (CODIS), Rui Esteves.

Além de Rochas de baixo, onde as chamas chegaram a ameaçar algumas casas, dois outros focos eclodiram junto às povoações de Chão de Vã e Valbom, sendo este último aquele que mais preocupa os bombeiros.

Pelas 18:20 combatiam as chamas 187 homens e 55 viaturas, incluindo um grupo de reforço de Portalegre e um grupo nacional de corporações da zona de Lisboa.

Quatro helicópteros e seis aviões, dois dos quais pesados, um Canadair e o Beriev Be-200, e três máquinas de arrasto completam os meios no local, tendo o incêndio ficado controlado desde as 15:58.

Os bombeiros circunscreveram, ao fim da tarde de hoje, as chamas que durante sete horas lavraram no Vale de Santarém, cortando nomeadamente a circulação de comboios, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

Devido aos incêndios, pelas 18:30, estavam parados em diversas estações da Linha do Norte, entre elas as de Santarém, Azambuja e Entroncamento, cinco comboios Intercidades, cinco Alfas, um Sud-Express e vários regionais.

Entretanto, foi restabelecida às 18:43, a circulação de comboios na Linha do Norte, em ambos os sentidos, quatro horas depois de ser interrompida devido ao incêndio no Vale de Santarém, continuando com "atrasos grandes", segundo revelou a CP.

No local estão ainda 77 bombeiros com 26 viaturas, depois de terem sido apoiados por dois meios aéreos.

Um outro incêndio florestal, que também deflagrou no distrito de Santarém, pelas 18:15, em Agolada de Cima, no concelho de Coruche era combatido por 67 bombeiros apoiados por 18 viaturas.

Também circunscrito estáo incêndio que esta tarde lavrou, durante três horas, na Lagoa de Melides, no distrito de Setúbal.

Entretanto, continuam por circunscrever os incêndios em Carvalhosa-Lousado, no distrito de Braga, em Chãs, no distrito da Guarda e em Breia no concelho de Ponte de Lima.

Com o aumento de temperaturas, que se prevê continuarem a subir durante 5ª feira, prevê-se a continuação de uma elevada incidência de incêndios, pelo que fica aqui o apelo para que seja cumprida a legislação em vigor e tomadas as necessárias cautelas.

Sem comentários: