sexta-feira, setembro 01, 2006

Google Earth e GPS NMEA


Image Hosted by ImageShack
Écran do EarthBridge com sinal de 2 satélites

Há muito que nos interessamos pela possibilidade de utilizar um sistema de navegação "on-line" em que as referências cartográficas sejam obtidas dinamicamente através da Internet e o que há não muito tempo parecia um sonho é cada vez mais realidade.

O programa de orientação ou navegação interactivo por excelência é, para nós, o Google Earth, que apresenta uma elevada definição de grande parte do País, alidado a uma extensa base de dados onde é possível pesquisar localidades, ruas ou locais de interesse.

Este programa tem, no entanto, algumas restrições, sendo a primeira a de obrigar a uma ligação de alta velocidade à Internet e a segunda a de só nas versões pagas suportar um número muito restrito de GPS, que excluem aqueles que se limitam ao protocolo NMEA.


Image Hosted by ImageShack
Écran do GoogleEarth com sinal de GPS

Com o alargamento da Internet móvel de alta velocidade, através de equipamentos da chamada geração 3.5 G, a possibilidade de utilizar o Google Earth no exterior começou cada vez mais a fazer sentido, ultrapassando-se assim um dos problemas com que nos deparamos.

Os operadores móveis a operar em Portugal, não obstante ainda não disponibilizarem serviços 3G ou 3.5G em todo o País, têm vindo a alargar as áreas de cobertura, permitindo no litoral e ao longo de alguns dos principais eixos de comunicação manter ligações de alta velocidade.

Restava-nos ultrapassar o segundo problema e, dado que o Google Earth continua sem suporte para GPS NMEA, restou-nos pesquisar programas que fizessem de ponte entre este programa e os equipamentos de que dispomos.

O EarthBridge é um programa de uso livre, embora os produtores agradeçam contribuições, que permite ligar o sinal do GPS que use protocolo NMEA, seja via porta série, seja ligado via USB, de modo a que a informação seja transposta para o Google Earth.

Sugerimos aos nossos leitores que possuam acesso móvel de banda larga e um GPS ligado ao portátil, que experimentem esta forma de orientação, substituindo assim produtos mais clássicos mas menos interactivos.

Sem comentários: