Écran do EarthBridge com sinal de 2 satélites
O programa de orientação ou navegação interactivo por excelência é, para nós, o Google Earth, que apresenta uma elevada definição de grande parte do País, alidado a uma extensa base de dados onde é possível pesquisar localidades, ruas ou locais de interesse.
Este programa tem, no entanto, algumas restrições, sendo a primeira a de obrigar a uma ligação de alta velocidade à Internet e a segunda a de só nas versões pagas suportar um número muito restrito de GPS, que excluem aqueles que se limitam ao protocolo NMEA.
Écran do GoogleEarth com sinal de GPS
Os operadores móveis a operar em Portugal, não obstante ainda não disponibilizarem serviços 3G ou 3.5G em todo o País, têm vindo a alargar as áreas de cobertura, permitindo no litoral e ao longo de alguns dos principais eixos de comunicação manter ligações de alta velocidade.
Restava-nos ultrapassar o segundo problema e, dado que o Google Earth continua sem suporte para GPS NMEA, restou-nos pesquisar programas que fizessem de ponte entre este programa e os equipamentos de que dispomos.
O EarthBridge é um programa de uso livre, embora os produtores agradeçam contribuições, que permite ligar o sinal do GPS que use protocolo NMEA, seja via porta série, seja ligado via USB, de modo a que a informação seja transposta para o Google Earth.
Sugerimos aos nossos leitores que possuam acesso móvel de banda larga e um GPS ligado ao portátil, que experimentem esta forma de orientação, substituindo assim produtos mais clássicos mas menos interactivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário