terça-feira, agosto 29, 2006

Localização geográfica dos incêndios


Image Hosted by ImageShack
Listagem e descrição de ocorrências

Provavelmente a maioria dos nossos leitores já conhece a página do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) onde são listadas as ocorrências de incêndios florestais, mas não deixa de ser importante lembrar algumas das possibilidades que esta oferece.

As duas primeiras possibilidades de exportação de dados, particularmente úteis a quem necessite de escrever notícias ou compor estatísticas, pode ser efectuada quer para o Word, quer para e Excel, sendo a partir daí tratado segundo as preferências do utilizador.


Image Hosted by ImageShack
Localização de incêndio no sistema do IGEOE

A utilização do sistema geográfico do Google em conjunto com a informação do CNOS permite uma fácil localização das ocorrências, aliando a precisão à facilidade de visualização, e é carregada no Google Earth a partir de um ficheiro de tipo KML, designação genérica de "Keyhole Markup Language", uma linguagem de tipo XML que permite uma programação fácil.

Outra opção de verificar a localização geográfica dos incêndios é através da ligação ao Instituto Geográfico do Exército (IGEOE), que usa visualizações de satélite também originárias do Google mas dispensa o uso do Google Earth, bastando para tal uma sessão de um "browser".

Ambos os métodos permitem identificar correctamente o local, mas o Google Earth, pela sua interactividade, assume o favoritismo para quem disponha de recursos para instalar o "software" necessário.

Sem comentários: