segunda-feira, maio 26, 2008

Bombeiros de Coimbra vão criar uma empresa de transporte de doentes - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Ambulâncias de transporte de doentes

A Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra (FBDC), dirigida por Jaime Soares, vai criar em breve uma empresa privada de transporte de doentes, de modo a reduzir os custos e melhorar a coordenação de meios.

Uma central telefónica, instalada na sede da FBDC, estará em funcionamento permanente e irá receber os pedidos de transporte de doentes, que serão passados para as corporações de bombeiros com base na disponibilidade e na distância.

Espera-se que as 21 associações de bombeiros voluntários do distrito, bem como as três corporações profissionais sedeadas na Lousã, na Figueira da Foz e os Sapadores de Coimbra venham a integrar este projecto que passará pela criação de uma empresa privada ou de uma cooperativa.

Este projecto destina-se a melhorar o transporte hospitalar e inter-hospitalar de doentes, com recurso ambulâncias de bombeiros, pelo que não interfere com o socorro de emergência que se manterá na esfera do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Uma das causas na origem deste projecto deve-se aos valores pagos actualmente pelos ministérios da Saúde e da Administração Interna, insuficientes para cobrir os custos e entregues muitas vezes com substancial atraso, o que obriga as corporações a adiantar os montantes necessários, por vezes com necessidade de recorrer a onerosos créditos bancários.

Sem comentários: