quinta-feira, maio 11, 2006

Pistas para a escolha de um GPS - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
GPS Sony NVU50S, à venda na Norauto

No seguimento de um texto anterior, decidimos analisar um pouco um GPS da marca Sony, modelo NVU50S, vendido na Norauto pelo preço de € 369.00 que, em determindadas condições, pode ser adquirido através de 10 prestações de € 36.90.

Este equipamento, basicamente um PDA com GPS a correr Windows CE, inclui mapas de Portugal e uma memória de 64 Mb, sendo as principais características as seguintes:

- Écran táctil de 3.5"
- Resolução de 320 x 240
- Interface intuitivo
- Memória de 512 Mb
- 60.000 pontos de interesse
- Cálculo de rota imediato
- Orientação por voz e aviso na navegação
- Sistema de voz com 2 vias independentes
- Navteq Map Data instalado
- "Interface" USB

Sendo mais dispendioso do que o modelo que apresentamos previamente, o facto de ser um Sony, marca a que se associa qualidade, poderá justificar esta diferença no preço em relação a um equipamento que descrevemos previamente, mas o seu interior deve ser devidamente analisado.

Este tipo de equipamento acaba por ser não mais do que um PDA modificado, com GPS integrado e o núcleo de um sistema operativo do tipo do Windows CE que permita o arranque do sistema e forneça as funções básicas de entrada e saída de dados, comunicações e outros recursos necessários à operação do "software" de navegação.

Posto assim, está-se a adquirir um "package" que inclui um conjunto de items devidamente integrados e testados, que funcionam harmoniosamente em conjunto, mas que possui limitações evidentes quando comparado com um sistema resultante da escolha e adição de vários items selecionados de acordo com as necessidades específicas de cada um.


Image Hosted by Imageshack
PDA Acer com GPS integrado e mapa de Portugal

Podemos também comparar o preço deste equipamento, a título de exemplo, com os valores necessários para adquirir separadamente um PDA, o GPS e o "software" necessário, sabendo que só este último pode rondar a centena de euros.

Ficamos assim com perto de 270 euros para adquirir o PDA e o respectivo GPS, algo que, actualmente, não é impossível, sobretudo se estivermos atentos à descida de preços verificada nos últimos anos.

Mas também é possível, exactamente pelo mesmo preço do Sony, adquirir na Chip 7 um Acer N35, que inclui GPS e "software" Destinator 3 e mapas de Portugal, suportando ainda outros produtos que consideremos convenientes e possibilitando um sem número de novas funções.

Assim, o PDA da Acer tem como características básicas as seguintes:

- Processador Samsung S3C2410 a 266 MHz
- 32 MB de memória flash para sistema operativo e aplicações instaladas
- 64 MB SDRAM para aplicações e armazenamento.
- Placa SD de 256 MB com "software" Destinator 3 pré-instalado e mapas regionais
- Ecrã TFT LCD alto brilho (65,536 cores) e 3.5" com 240 x 320 de resolução
- Interface para sincronização USB
- Leitor de cartões de expansão SD/MMC com SDIO, e SDIO Now
- Microsoft Windows Mobile™ 2003 para Pocket PC Premium Edition+Outlook 2002

Perde-se, no entanto, a funcionalidade de voz, prática em várias situações e muito especialmente quando se viaja sem acompanhante, que está disponível no Sony, sendo que este nos parece um pequeno preço a pagar se atentarmos às várias vantagens do Acer.

Esperamos voltar a este assunto mais rapidamente do que o fizemos da última vez, para continuar a abordar as várias soluções existentes no mercado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sobre o ACER n35, aparece:
"Perde-se, no entanto, a funcionalidade de voz,..."

Não é verdade, este PDA tem altifalante incorporado e emite de forma clara as vozes de comando do sistema de navegação!

ZM

Nuno Cabeçadas disse...

É verdade, estava a pensar no Oziexplorer ou no Compegps com mapas militares e não em usar o Destinator.

Um abraço