sábado, maio 13, 2006

Lisboa em 3D


Image Hosted by ImageShack
Vista de Lisboa em 3D pela Atitute Virtual

Já apresentamos o 3D Lisboa Dakar, da 3D Cities, há alguns meses, concretamente na altura em que esta competição desportiva teve lugar, bem como a visualização tridimensional do Marvão.

Hoje, tivemos acesso a uma versão mais completa deste sistema geográfico, que permite visualizar de forma tridimensional parte da cidade de Lisboa.

Depois de instalar um pequeno programa de navegação, o TerraServer, podem-se observar algumas das zonas mais turisticas da Capital, sendo possível variar a altitude, virar nas várias direcções ou alterar o ângulo de visão.

O projecto deverá continuar, de forma a incluir cada vez mais áreas do território nacional estando já mapeadas diversas zonas, sobretudo na costa portuguesa, mas também estendendo-se a cada vez mais ruas e avenidas no interior da cidade de Lisboa, como a Av. de Roma.

A pouco e pouco, as fotografias áreas das zonas planas têm vindo a ser substituídas por representações tridimensionais dos edifícios da capital, incluindo informações complementares que poderão, em alguns casos, incluir o próprio interior.

Chamamos a atenção para o facto de ser necessário instalar o programa TerraServer e utilizar o Internet Explorer 6.0 ou superior e o Macromedia Flash 8.0, tendo-se ainda verificado algumas dificuldades de utilização como o IE 7.0 Beta e uma completa incompatibilidade com o Firefox.

Em caso de dificuldades, aconselhamos a verificar se as versões dos vários programas necessários estão actualizados e a reiniciar o computador, evitando que "software" ou falta de recursos comprometam o funcionamento.

Recentemente apresentamos a solução da Lusiglob, como um sistema geográfico semelhante ao Google Earth, baseado em imagens de satélite com cobertura nacional, e hoje de um sistema de visualização tridimensional, numa clara manifestação da presença portuguesa num sector que está em franco progresso.

Tal como em relação á Lusiglob, lamentamos a falta de suporte de GPS, de modo a que utilizando um computador portátil e uma placa de comunicações de alta velocidade, este sistema possa substituir métodos de orientação tradicionais, acrescentando as vantagens da interactividade e da actualização permanente.

Aconselhamos sinceramente a quem tenha a configuração necessária, que experimente esta solução e a compare com aquelas que temos mencionados ao longo destes meses, certos de que não ficarão desiludidos.

Sem comentários: