terça-feira, janeiro 03, 2006

Lisboa-Dakar 3D


Image Hosted by Imageshack
Imagem da Torre de Belém no Site do Lisboa-Dakar 3D

Foi apresentado pela 3D Cities, com parceria de empresas internacionais, um novo sistema geográfico que permite visualizar de forma tridimensional parte da cidade de Lisboa.

Depois de instalar um pequeno programa de navegação, o TerraServer, podem-se observar algumas das zonas mais turisticas da Capital, sendo possível variar a altitude, virar nas várias direcções ou alterar o ângulo de visão.

O projecto deverá continuar, de forma a incluir cada vez mais áreas do território nacional estando já mapeadas diversas zonas, sobretudo na costa portuguesa.

A pouco e pouco, as fotografias áreas das zonas planas serão substituídas por representações tridimensionais dos edifícios da capital, incluindo informações complementares que poderão, em alguns casos, incluir o próprio interior dos edifícios.

O lançamento está relacionado com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia ao Lisboa-Dakar pelo que é possível ver toda a rota do Rali e deverão ser acrescentadas informações sobre cada etapa.

Chamamos a atenção para o facto de ser necessário instalar o programa TerraServer e utilizar o Internet Explorer 5.5 ou superior e o Macromedia Flash, tendo ainda verificado algumas dificuldades de acesso ao servidor onde está alojada a informação e uma incompatibilidade com o Firefox.

Apesar destas limitações, é uma experiência interessante que aconselhamos a quem dispuser de uma configuração compatível instalada num computador com uma boa placa gráfica e uma ligação à Internet de alta velocidade.

Sem comentários: