sexta-feira, janeiro 06, 2006

Vodafone Web Videochamada


Image Hosted by Imageshack
Site da Vodafone portuguesa

Com o Vodafone Web Videochamada é posível utilizar o serviço de videochamada dos telemóveis de 3ª geração através de um computador, bastando instalar a aplicação e ter uma ligação à Internet de alta velocidade.

É possível efectuar ou receber chamadas entre telemóveis e computadores ou entre dois computadores, de forma semelhante à das últimas versões do Skype.

Os clientes da Vodafone podem aceder ao site My Vodafone e fazer o download gratuito do Vodafone Web Videochamada, num total de aproximadamente 26 Mb, para o seu computador, após o que poderão efectuar e receber videochamadas através de um computador equipado com uma "webcam", microfone e colunas de som ou auscultadores.

A aplicação da Vodafone permite ainda importar contactos do Outlook e, caso utilize a versão Microsoft Outlook 2000, pode-se efectuar videochamadas directamente a partir dos Contactos do Outlook.

Esta é uma solução pela qual aguardavamos, tendo sido proposta várias vezes à própria Vodafone em Inglaterra, e foi anunciada pelo Sapo, facto que mencionamos, sem que efectivamente tenha sido disponibilizada até hoje.

Para além das funcionalidades descritas, este tipo de aplicação poderá ter diversas utilizações como factor de segurança, permitindo uma observação constante das imagens transmitidas por um elemento móvel num ponto de coordenação centralizado, factor que poderá ser particularmente útil no caso das forças de segurança.

No nosso caso, imaginamos um telemóvel 3G fixo num todo o terreno, podendo ser activado por voz, e enviando imagens para uma base onde seriam analisadas, permitindo a tomada de decisões com base na informação visual enviada em tempo real e na descrição dos elementos no local.

Para que o sistema seja realmente prático e de acordo com as nossas expectativas, falta melhorar a cobertura dos equipamentos 3G, expandindo-a no Interior do País, e dispor de equipamentos que possam sobrepor na imagem enviada a informação posicional proveniente de um GPS do próprio telemóvel ou a ele conectado.

Esperamos que, após este importante passo, a expansão da rede 3G e a chegada de novos equipamentos permita a utilização desta solução tal como a idealizamos há cerca de um ano atrás.

Sem comentários: