domingo, setembro 18, 2005

Sapo Messenger


Image Hosted by Imageshack
Site do Sapo Messenger

Para além de incluir a maioria das características dos seus congéneres da área de Instant Messaging, o Sapo Messenger tem um conjunto de funcionalidades que o tornam particularmente interessante entre os utilizadores nacionais.

O facto de ser um sistema cujo tráfego é essencialmente nacional, para quem não utilize interfaces com sistemas baseados noutros países, torna-o económico em termos de consumo num País em que o tráfego nacional e internacional é facturado separadamente. Por outro lado, a possibilidade de ligar com os sistemas da Microsoft ou ICQ, permita usar um único producto para comunicar com plataformas diferentes e um dos primeiros a oferecer um verdadeiro sistema de video-conferência.

Como inconvenientes principais, pelos testes realizados, temos a lentidão do vídeo, algo ainda comum entre os sistemas de video-conferência via Internet e o facto de ser proposto a clientes do grupo Portugal Telecom com acessos via Sapo-ADSL ou Netcabo.

No entanto, o facto de ter em perspectica a possibilidade de vir a permitir video-conferências entre telemóveis de 3ª geração e um computador pessoal, algo que há muito vinhamos a sugerir sem resposta aos operadores de comunicações móveis em Portugal, mas que mereceu uma resposta da Vodafone Inglesa que aqui publicamos, é algo que nos agrada particularmente, dado complementar uma das ideias que tinhamos para o Projecto Verão Verde. A nossa ideia era, no entanto, diferente da que veio a ser adoptada pelo Sapo Messenger, já que pensavamos usar uma ligação directa entre um telemóvel 3G e um PC com uma modem GPRS e um software que emulasse um telemóvel virtual.

Um dos sistemas que propusemos e para o qual esperamos suporte em termos de software, era precisamente o de poder transmitir imagens de um ou vários telemóveis de 3ª geração para um computador num posto de comando ou de coordenação de forma a que situações de emergência pudessem ser avaliadas em tempo real e tomadas as necessárias decisões baseadas no máximo de informações possíveis. Sabendo que uma imagem vale mil palavras, a aplicação deste sistema numa situação de emergência pode ser de uma importância decisiva para um socorro rápido e eficaz, pelo que é com entusiasmo que aguardamos a implementação desta nova solução.

Esperamos que, num futuro próximo, a mesma possa ser complementada com o envio de um sinal de GPS que complemente a informação vídeo e áudio com o posicionamento geográfico preciso, dando assim mais um passo na obtenção de uma solução tão global quanto possível.

Sem comentários: