quarta-feira, setembro 21, 2005

Rádio CB


Image Hosted by Imageshack
Rádio CB

Como complemento das comunicações via telemóvel, um sistema de comunicações via CB permite escutar canais de emergência e manter o contacto em áreas onde a rede móvel não está disponível.

Um modelo fixo, com antena exterior, e capacidade para escutar comunicações de emergência e dar alertas dentro de parâmetros previamente estabelecidos com as entidades competentes, de baixo custo e com o alcance necessário, mesmo em zonas montanhosas e de recepção difícil. O CB deve ter ligação à bateria do veículo, eventualmente através da tomada de isqueiro, e a uma antena exterior, podendo esta ser fixa ou de modelo amovível e dotada de base magnética.

Para além de um modelo fixo, uma versão móvel capaz de ser utilizada por um observador fora da viatura em caso de necessidade ou em situações em que alguém se tenha de deslocar a um ponto em que o veículo não possa alcançar. Este modelo, que tem obrigatoriamente que ser compatível com o equipamento instalado na viatura, pode ser de menor alcance, dado que, em princípio, apenas servirá para efectuar comunicações de curta distância.

Tendo em conta os inúmeros modelos de CB disponíveis e dada a sua enorme variedade, aconselha-se a visitar os sites do fabricantes para obter mais informações, deixando aqui a sugestão de uma visita ao site da Allan.


Image Hosted by Imageshack
Rádio VHF portátil

Outros equipamentos que recentemente aparecem a custo cada vez mais baixo, são os rádios VHF portáteis, com potência da ordem dos 2.5 W, alcances de 10 a 15 Km e frequência selecionável por teclado e cujo preço actual ronda os 60 a 80 Euros já com o custo de transporte incluido. Será, no entanto, de ter em atenção que estes modelos podem operar em frequências restritas, pelo que a sua utilização carece de precauções especiais.

Uma última opção, para comunicações entre os membros de uma mesma tripulação, é a aquisição dos conhecidos “walkie-talkie” que dispensam qualquer licença e têm um alcance de alguns quilómetros em terreno aberto. Este modelos, de baixo custo, podem ser obtidos em qualquer hipermercado a preços que rondam os 30 a 40 Euros o par, mas não oferecem um grau de fiabilidade que permita usá-los sem riscos como equipamento primário.

No momento da aquisição, também se aconselha a visitar sites de leilões como o Ebay, onde muitas vezes são vendidos equipamentos a valores francamente atractivos, tendo sempre o cuidado de verificar se o modelo à venda é compatível com as normas utilizadas em Portugal. Chamamos a atenção especialmente para equipamentos provenientes do Reino Unido e da Suiça onde existem frequências não compatíveis com as nossas, pelo que o Ebay alemão ou francês pode ser a escolha preferencial.

Chamamos a atenção para o facto de, com excepção para os walkie-talkie ser necessário obter as licenças para operar este tipo de equipamentos junto da ANACOM, autoridade que regula o sector das comunicações em Portugal, a qual disponibiliza no seu site as informações necessárias bem como a possibilidade de preenchimento on-line dos impressos.

Sem comentários: