Independentemente da solução escolhida de entre as apresentadas no artigo anterior, a aquisição ou fabrico de um conjunto de placas de reforço é essencial para fixar o mecanismo de tensão do cinto na divisória entre o habitáculo e o compartimento traseiro.
Uma das formas mais rápidas de as obter, é adquirir numa casa especializada o modelo utilizado para fixar os cintos nas viaturas de competição, que incluem a rosca com as dimensões correctas e oferecem a necessária resistência.
Estas pequenas placas, idênticas à da imagem, têm 8 x 5 cm e uma espessura de 2.5 mm, o suficiente para resistir a uma solicitação brusca e podem ser ou soldadas ou, como no caso dos Série, furadas nos cantos a fim de serem aparafusadas no local pretendido.
Os furos, um em cada canto, devem ser centrados a 1 cm do canto e feitos com uma broca que sugerimos ser de 6 mm. Seguidamente, deve-se furar a chapa no local onde passa a rosca, usando uma broca de 20 mm ou abrindo com vários furos até atingir este diâmetro, e colocar a placa do lado oposto ao do cinto, obtendo assim uma muito maior resistência do que estando colocada no mesmo lado.
Para aqueles que queiram poupar, as mesmas placas podem ser feitas em casa, caso haja o material necessário, improvisadas a partir de uma peça de dimensões e resistência semelhantes, com a adição de uma rosca devidamente soldada, ou encomenda-las numa serralharia. Neste caso será sempre de insistir na qualidade do material a utilizar e, sem caso de dúvida, testá-lo submetendo-o a uma prova de resistência.
terça-feira, setembro 20, 2005
Cintos de segurança em Séries - 2ª Parte
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