quarta-feira, setembro 14, 2005

Cintos de segurança em Séries - 1ª Parte


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Peças de fixação de cintos de segurança

A questão da aplicação de cintos de segurança nos Série, quando não incluidos de origem, tem sido discutida em diversos foruns, sempre com a apresentação de diversas soluções. Entre o mais sofisticado, que inclui um roll-bar ou a barra de fixação dos Defender soft-top e o mais simples e económico, as soluções são inúmeras, mas limitadas pela pretensão comum de o sistema ser compatível com hard e soft-top.

O processo que aqui vamos mencionar é o mais simples e requer apenas a aquisição de 2 ou 4 peças e dos cintos, os quais podem ser provenientes dos mais diversos veículos. No nosso caso concreto, as peças e os cintos foram adquiridos no EBay inglês, mas será possível procurá-los em sucateiros ou lojas da especialidade. Mais tarde iremos apresentar uma outra hipótese com a inclusão da barra de um Defender devidamente adaptada para não colidir com o hard-top.

Os parafusos a utilizar durante todo o processo devem estar assinalados no topo com os números 8.8 ou superior, correspondentes à resistência do material com que são feitos. Outros fabricantes usam designações como AL ou SL para descrever parafusos de alta qualidade, sendo, no entanto, mais difícil de aferir a sua resistência real. Como opção, parafusos de qualidade aeronáutica podem ser utilizados de forma igualmente segura.

Vamos aproveitar os pontos de fixação existentes entre os bancos para prender o cinto de segurança de 2 pontos do assento do meio e as secções mais curtas dos assentos exteriores. Existem dois orifícios roscados onde basta um parafuso e um par de anilhas para que estas peças fiquem fixas, mesmo sem o recurso a nenhuma peça de reforço.

Seguidamente, é necessário fixar de cada lado da base dos assentos o respectivo suporte, à esquerda na imagem. Existem parafusos já colocados que devem ser retirados e recolocados após posicionar a peça no local, obtendo assim os pontos de fixação inferiores.

O ponto seguinte, onde é fixa a peça de passagem do cinto, é no topo da divisória entre o habitáculo e o compartimento de carga onde pode existir igualmente um orifício roscado apropriado. Caso tal se verifique, é suficiente um parafuso e a respectiva rosca, mas não existindo, deve ser colocada em cada lado uma das peças que na foto surgem do lado direito. Estas serão aparafusadas na parte da frente da divisória, sendo o cinto preso na parte superior da mesma. Em caso de acidente, este será o ponto de fixação a ser sujeito a maior tensão pelo que se deve ter especial cuidado na sua instalação.

Falta, finalmente, fixar o sistema de enrolamento automático dos cintos, que ficará atrás dos bancos e necessita de uma peça de reforço dado ser o único ponto de fixação que não está directamente sobre uma estrutura do veículo. Uma simples peça em ferro com uma dezena de centímetros de lado e 2 a 3 mm de espessura é suficiente para servir de apoio e permite aparafusar a extremidade do cinto na divisória sem risco de se soltar.

Brevemente iremos publicar as fotografias dos locais de fixação do próprio Land Rover onde colocar as diversas peças aqui mencionadas.

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