domingo, setembro 11, 2005

Faltam 4 semanas para as eleições autárquicas


Image Hosted by Imageshack
Sec. Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral

Faltam precisamente 4 semanas para as eleições autárquicas onde serão eleitos os responsáveis políticos com maior proximidade das populações e, provavelmente, os únicos que vão exercer o seu cargo longe das principais cidades.

Esta é uma oportunidade que só surge uma vez em cada 4 anos, uma das poucas em que os candidatos estão realmente perto dos eleitores, e uma ocasião decisiva para aferir das reais intenções de quem procura ser eleito.

Não vamos aqui debater qual a importância deste acto eleitoral e menos ainda fazer qualquer opção partidária, mas consideramos essencial colocar questões e exigir respostas e compromissos concretos dos candidatos aos vários orgãos, dando especial relevo aos que concorrem a cargos executivos a nível municipal.

Temos vindo a colocar questões e sugerir diversas linhas de acção no sentido de prevenir os fogos florestais que muito gostariamos de ver colocadas a quem agora se candidata a cargos autárquicos, certos de que das respostas obtidas poderão ser extraidas conclusões determinantes na decisão do sentido de voto.

Assim, sugerimos a todos que abordem directamente os candidatos e coloquem as questões concretas que possam esclarecer quais os planos de acção para combater os problemas estruturais que levam à perda anual de grande parte da nossa riqueza florestal. Exijam ideias e respostas concretas e não meras declarações de intenção que apenas encobrem a falta de estudo e de interesse relativamente a uma questão absolutamente essencial e lembrem-se que o voto daqueles que estão envolvidos na problemática dos fogos florestais, nomeadamente ligados às Associações de Bombeiros é decisivo dado corresponder a uma importante percentagem do eleitorado.

Finalmente, divulguem tanto quanto puderem as respostas obtidas, de forma a que os eleitores possam antecipar, na medida do possível, os resultados dos próximos quatro anos de gestão de cada um dos candidatos. Como sempre, estamos dispostos a colaborar e usar este espaço para dar conhecimento de todas as respostas obtidas e, caso necessário, iremos enviá-las a quem as possa divulgar melhor do que nós.

Sem comentários: