quinta-feira, setembro 22, 2005

Ebay na Europa


Image Hosted by Imageshack
Site do Ebay internacional

Para aqueles que procuram equipamentos a um preço acessível, novos ou usados, deixamos aqui a sugestão de seguir o nosso exemplo e procurar nos sites do Ebay, sobretudo em Inglaterra e na Alemanha, onde é possível encontrar bons negócios.

Estes sites, embora com valores superiores aos do Ebay americano, podem ser compensadores se for tido em conta o custo de transporte e a ausência de barreiras alfandegárias, a que acresce a vantagem de estarem de acordo com as normas europeias e, quando aplicável, com alimentação a 220V.

Dado serem mercados de maiores dimensões do que o nosso, sujeitos a uma menor carga fiscal e onde o ciclo de renovação de produtos é mais rápido, o preço de aquisição, mesmo acrescendo os custos de envio, tende a ser em muitos casos inferior a metade do que seria expectável caso um equipamento idêntico fosse adquirido em Portugal.

No entanto, nem tudo são vantagens e devemos alertar para três factores essenciais que, para além do preço, são essenciais para conseguir um bom negócio.

Em primeiro lugar, a reputação do vendedor deve ser examinada cuidadosamente. Não basta verificar se tem um feedback 100% positivo numa dúzia de transações, estas devem ser verificadas individualmente dado que existem sistemas de carrossel, em que o mesmo vendedor se inscreve várias vezes para atribuir feedbacks reciprocos e assim obter várias contas com boa reputação. Este sistema é particularmente utilizado a partir da Ásia e demonstra ser extremamente perigoso.

Seguidamente, deve-se ter em atenção os meios de pagamento autorizados, recusando, em princípio, o envio de dinheiro ou transferências bancárias. Estes métodos não oferecem a segurança de um cartão de crédito, os quais têm, normalmente, protecção contra fraudes. Uma maior segurança pode ser obtida pagando via Paypal, um sistema conhecido de pagamentos on-line que implementa sistemas de protecção, através de um cartão de crédito. Desta forma, existem dois níveis de protecção a que se pode recorrer caso algo de errado aconteça e que pode ir desde uma simples burla até ao desaparecimento em trânsito.

Um terceiro problema, mais insidioso, é que o Ebay pode tornar-se viciante. Muitos dos frequentadores encaram os leilões como um desafio, o que os leva a licitar acima do que seria lógico e a concluir negócios desastrosos. Quando pensarem em efectuar uma aquisição via Ebay, fixem sempre um preço máximo e sejam inflexíveis, dado que a cedência à tentação de ir sempre um pouco mais longe, normalmente revela que a racionalidade deu lugar ao vício.

O Ebay, quando utilizado com ponderação, tem sido uma fonte quase inesgotável de equipamentos e peças, adquiridos por valores muito inferiores aos do mercado, e pode solucionar alguns dos habituais problemas que se sentem quer a nível de custos, quer de encontar alguns items que, pela sua raridade, estão fora dos
canais habituais.

E agora, bons negócios...

Sem comentários: