sábado, setembro 24, 2005

Pistas para a escolha de um GPS - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Equipamento de GPS com cartografia

Com o leque de ofertas a aumentar constantemente, a escolha do equipamento de GPS mais adequado parece cada vez mais complexa.

Embora seja impossível estabelecer critérios universais, capazes de satisfazer todos os futuros utilizadores, algumas pistas podem facilitar a tarefa de escolha e evitar alguns dos erros mais comuns.

Há, no entanto, um princípio que tendo a adoptar, mais do que as características, é a adequação aos critérios pretendidos que preside à escolha, do que pode decorrer a opção pela aquisição de um equipamento aparentemente inferior.

A escolha acaba por ser entre um equipamento dedicado, fixo ou transportável e com ou sem cartografia, um PDA ou um computador portátil a que é conectado um GPS de baixo custo.

A opção por um GPS com cartografia, normalmente mais dispendioso, depende essencialmente das facilidades de navegação do software e do detalhe dos mapas referentes às áreas a percorrer.

É relativamente inútil adquirir um equipamento dispendioso, com a totalidade das ruas de várias cidades, se o objectivo é utilizá-lo no campo, onde o detalhe dos mapas é inexistente, sendo este o exemplo de muitos excelentes equipamentos cujas características não se adequam ao pretendido, penalizando-o fortemente em termos de preço.

Por outro lado, existe a questão da modularidade, ou seja a possibilidade de separar ou integrar componentes de acordo com a configuração pretendida.

Se bem que um equipamento dedicado é mais compacto, tem como desvantagem a quase completa dependência do fabricante em termos de melhoramentos e actualizações, sendo que na falta deste pode tornar-se quase inútil.

Sendo mais fléxivel, um PDA ou computador portátil permite ao utilizador selecionar os programas, mapas e, muitas vezes, o próprio dispositivo de GPS, o qual poderá, um dia, vir a ser substituido por um receptor ligado ao futuro sistema de orientação europeu Galileo.

Logicamente, o computador portátil apresenta-se como o mais polivalente, mas inclui factores de risco sobretudo quando operado em terreno irregular ou com excesso de pó, a que acresce um maior volume e a vulnerabilidade do écran.

Assim, as últimas gerações de PDA têm vindo a ganhar terreno, sobretudo desde que o preço destas unidades começou a descer e colocou as modelos mais acessíveis perto dos 300 euros, pelo que começam a concorrer directamente com os GPS dedicados.

Num próximo artigo iremos expor algumas das soluções que testamos e quais os resultados obtidos.

Sem comentários: