quinta-feira, setembro 22, 2005

Formação extra-curricular


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Treino com extintor

Quando se fala em ocupar as crianças e jovens que frequentam o ensino básico até às 17:30 através de actividades extra-curriculares, pensa-se sobretudo em complementos da actividade lectiva e no envolvimento de professores e auxiliares.

Existem, no entanto, outras possibilidades educacionais que, com a participação de profissionais de outras áreas poderão complementar de forma eficaz uma aprendizagem que se pretende global.

Por diversas vezes interrogamo-nos porque razão classes profissionais com especial intervenção social não têm uma participação mais activa na educação cívica dos alunos através de actividades coordenadas com os Conselhos Directivos das escolas. Poder-se-ia dizer que tal derivava da falta de instalações ou do pouco tempo que os alunos passavam nas respectivas escolas, algo que actualmente tem têndencia a ser ultrapassado com o alargamento dos horários, criando assim novas oportunidades não só de aprendizagem mas, sobretudo de educação.

Como complemento do trabalho de professores e auxiliares, a possibilidade de recorrer a agentes policiais, bombeiros, socorristas, e outros profissionais que, em virtude das escalas de serviço, possam estar de reserva nas respectivas instalações, com funções reduzidas e possam dar um contributo na educação dos alunos.

Para além de permitir actividades mais variadas, o recurso a outras classes profissionais pode complementar quer a educação cívica, alertando para inúmeras questões que mesmo específicas afectam toda a sociedade, quer a formação em áreas que é pouco habitual serem facultadas, constituindo assim uma séria lacuna no leque de conhecimentos a que os alunos têm acesso.

Como exemplo básico, temos questões relacionadas com vários tipos de emergência, segurança, educação ambiental e tantas outras que poderão ser ministradas por profissionais especializados, libertando o corpo docente para outras funções e facilitando o contacto entre os alunos e outros sectores de actividade com as quais estes se possam identificar.

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