segunda-feira, setembro 19, 2005

GPS portátil sem cartografia


Image Hosted by Imageshack
Magellan GPS 310

Mesmo não estando entre os modelos mais sofisticados, os GPS sem cartografia oferecem uma solução simples e a baixo custo, sobretudo se em 2ª mão, e servem para uma iniciação a uma forma de navegação assistida onde os custos são determinantes e as funcionalidades de um software sofisticado podem ser dispensadas.

No entanto, verifica-se que o mercado português, mesmo para productos em 2ª mão, continua a ter preços particularmente inflacionados, quer em virtude da ainda fraca divulgação deste tipo de equipamentos, quer devido aos preços comparativamente elevados a que são vendidos quando novos. Como alternativa, temos recorrido aos leilões internacionais do Ebay Inglês e Alemão, dado oferecerem uma muito maior variedade e preços particularmente competitivos, com custos de envio reduzidos e sem barreiras alfandegárias.

Actualmente, o preço a que se pode obter um GPS portátil sem cartografia em 2ª mão ronda os €50.00, a que podem acrescer 5 a 10 euros de transporte. Com este valor, é possível adquirir um Magellan da Série 310, sem cartografia, mas com possibilidade de ligação ao PC via cabo série e de ser mantido alimentado através da tomada de isqueiro de um automóvel.

As características básicas deste tipo de equipamento são uma precisão que vai até aos 15 metros através da recepção do sinal de 12 satélites, a capacidade de guardar rotas e pontos de passagem, indicar o sentido da deslocação, distâncias, velocidade e hora de chegada estimada.

Também pode servir como GPS de um PC portátil dado exportar dados em formato NMEA 2.1, aceites por diversos programas, servindo de base a um sistema de navegação mais complexo dependente das potencialidades do software a utilizar. Em conjunto com um programa como o OziExplorer que aqui já apresentamos e ensinamos a configurar em diversos artigos, esta pode ser uma solução multifuncional que inclua cartografia digital por um lado e que permita o uso do aparelho de GPS isoladamente quando o PC não possa ser utilizado.

Finalmente, este é o tipo de equipamento que pode facilmente auxiliar o controle de aeronaves, permitindo a um operador em terra fornecer as coordenadas exactas para uma largada de água ou a recolha de feridos, sempre com a máxima precisão e rapidez, essenciais neste tipo de operação. Por um valor acessível, e com a necessária formação, pode ser uma excelente forma de rentabilizar alguns dos dispendiosos meios já disponíveis, contribuindo para a sua utilização racional e eficaz.

Sem comentários: