sábado, janeiro 07, 2006

Bargão dos Santos será o novo presidente do SNBPC


Image Hosted by Imageshack
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civíl

O general Bargão dos Santos foi convidado há algum tempo para substituir Manuel João Ribeiro, que desempenha funções de Presidente do SNBPC há pouco mais de um ano.

O oficial e médico ainda não confirmou aceitar o cargo, mas fonte que lhe é próxima garantiu-nos que o especialista em ortopedia, com obras publicadas, "já deu resposta favorável ao Governo".

Formado na Academia Militar e promovido a major-general há 5 anos, Bargão dos Santos tem 56 anos e desempenhou diversos cargos de comando e chefia no Exército.

O antigo director do Hospital Militar Principal e ex-médico da Selecção de futebol está agora à frente dos Serviços de Pessoal.

A susbtituição da estructura dirigente do SNBPC era, na nossa opinião, inevitável após o fraco desempenho durante o Verão passado, onde a liderança pareceu eclipsar-se nos períodos mais críticos.

Mais grave ainda, da fusão entre o antigo Serviço Nacional de Bombeiros e o Serviço Nacional de Protecção Civíl não resultou conforme esperado, mantendo-se uma rivalidade, que alguns consideram incompatibilidade, entre os elementos provenientes das duas estruturas, sem que a actual Direcção tenha conseguido ultrapassá-la.

Assim, uma substituição da hierarquia é inevitável, mas é imprescindível ir mais longe e modificar profundamente o funcionamento de um Serviço que tende a falhar quando é mais necessário, mesmo que tal implique a sua substituição por outra entidade.

Sem comentários: